Espírito Santo lança plataforma para agendamento da vacinação contra Covid-19

Um sistema unificado de agendamento on-line para vacinação contra a Covid-19 foi lançado pelo Governo do Espírito Santo. O anúncio da plataforma “Vacina e Confia” foi feito nesta quinta-feira (8).

O novo sistema é voltado para informações sobre agendamento de vacina e a gestão dos imunizantes, como o recebimento e a distribuição das doses.

A plataforma, segundo o governo do estado, já foi testada no projeto “Viana Vacinada” e deve receber a adesão de outros municípios a partir da próxima semana. Por ela, as prefeituras vão informar todas as noites quais os pontos de vacinação do dia seguinte.

A previsão é de que a plataforma esteja no ar na segunda (12). A partir de terça (13), todas as doses aplicadas serão registradas nesse sistema. A participação dos municípios é facultativa.

“Nós temos que lançar o que recebemos no sistema do Ministério da Saúde e os municípios têm que lançar o que estão recebendo. Isso possibilitará acompanhar a vacinação em tempo real a vacinação nos 78 municípios e verificar o desempenho deles”, explicou o governador Renato Casagrande (PSB).

Atualmente, cada município é responsável por organizar a própria vacinação contra Covid-19. Com a integração, segundo o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a plataforma do estado será mais estável para suportar o número de acessos ao mesmo tempo.

“Um dos atrativos é a plataforma estável e escalável. Ela foi criada para suportar grande número de acessos. O sistema permite a correção de dados, permite que municípios que tenham lançado lote errado, possa corrigir. Ele consegue bloquear o registro errado de vacina e controle em tempo real. Essas questões poderão ser esclarecidas com mais rapidez”, disse Nésio.

A plataforma poderá ser acessada no link www.vacinaeconfia.es.gov.br.

Nésio informou ainda que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apurou as denúncias e não foram aplicadas doses a mais do que o esquema vacinal previa no Espírito Santo. Um relatório da Secretaria de Controle (Secont) apontou que uma mesma pessoa teria recebido três doses de imunizantes contra Covid-19 no Espírito Santo.

A partir de agosto, a plataforma também será usada para o agendamento de outras vacinas no estado. Essa possibilidade já está disponível para Viana, onde é possível consultar a vacinação contra gripe.

O objetivo da plataforma é, segundo o governo, proporcionar aos municípios que não têm o sistema de agendamento on-line uma ferramenta simplificada e de fácil acesso. O sistema ficará disponível para a adesão dos municípios a qualquer tempo.

A população em geral também poderá acessar o portal. Ao clicar na opção “Cidadão”, poderá realizar o cadastro com dados pessoais, escolher o público da campanha de vacinação e, em seguida, a busca pelo local de vacinação mais próximo de sua residência, tanto para primeira quanto para segunda dose.

Dentro da plataforma, os municípios terão autonomia para definir quaisquer estratégias, assim como a opção de abrir agendamento apenas para seus munícipes ou população geral.

O sistema impede a escolha do imunizante para a primeira dose – o fabricante só é disponível para as segundas doses. Além disso, não há possibilidade de escolha de doses de fabricantes diferentes e uma terceira dose.

Anúncio da plataforma 'Vacina e Confia' foi feito nesta quinta-feira (8) — Foto: Hélio Filho/Governo do ES

Anúncio da plataforma ‘Vacina e Confia’ foi feito nesta quinta-feira (8) — Foto: Hélio Filho/Governo do ES


Leia mais

Leia também