Espírito Santo lança aplicativo para mulheres vítimas de violência doméstica

Compartilhe

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) lançou, nesta segunda-feira (8), o SOS Marias, uma nova funcionalidade disponibilizada dentro do aplicativo 190 ES, direcionado a mulheres que sofrem com violência doméstica.

Com a função, as vítimas podem fazer o acionamento emergencial da Polícia Militar sem a necessidade de atendimento pela central telefônica para casos de mulheres em situação de violência que não podem pedir apoio de um carro da polícia discando para o 190.

Ao acionar o botão SOS Marias, os campos relativos à localização da solicitante (município, bairro, logradouro e número do logradouro) serão preenchidos automaticamente através da localização do aparelho celular por GPS.

Depois, basta a vítima clicar no botão de solicitar um carro da polícia, que será gerada uma ocorrência para o computador Despachador de Recursos Operacionais da Polícia Militar, que atua dentro do Ciodes.

Com isso, automaticamente, o oficial responsável pelo envio da radiopatrulha fica ciente de que se trata de uma ocorrência de violência doméstica e envia uma equipe para o local no menor tempo possível.

A ferramenta é uma nova modalidade de acionamento emergencial da Polícia Militar e não funciona como um botão de pânico. Desta forma, as mulheres em situação de violência doméstica e familiar não precisarão ser detentoras de medida protetiva de urgência expedida pela Justiça, para acionar o serviço.

O SOS Marias funciona em todos os 78 municípios. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, ponderou que a ferramenta é importante, mas o principal para o combate à violência doméstica é o fim da cultura machista, em que o homem se sente dono da companheira e a trata como uma propriedade.

 

Leia também

M&T Expo apresentará equipamentos e tecnologias com foco em ESG

Aindústria de mineração no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2022 com um faturamento de 113,2 bilhões, alcançando...

Rota do Mel amplia as possibilidades de mercado para apicultores em nove estados brasileiros

Setor com grande potencial de expansão, a apicultura no Brasil é responsável pela geração de mais de 350...

Sonhava em ser PM: quem era o motorista de app morto em ataque no Espírito Santo

  window.PLAYER_AB_ENV = "prod" O motorista de aplicativo Dyonathan Boni Choa, de 24 anos, que morreu após ser...

Como prevenir e tratar picadas de escorpião

O acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro clínico de envenenamento provocado pela picada de um escorpião. Os...

Prefeito acompanha últimos detalhes para município assumir terreno do Pesque e Pague

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve na manhã desta quarta-feira (10), acompanhando os...

Polícia Militar deflagra mais uma Operação no bairro Ipiranga, em Mantenópolis

De acordo com informações, Policias militares que atuam no município receberam informações de que indivíduos que participam do...

VARÍOLA DOS MACACOS: Queiroga diz que rede de diagnóstico da doença será ampliada até o fim de agosto

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que, até o final de agosto, todos os laboratórios centrais de...

Com vetos, Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 é sancionada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, que define as...