Espírito Santo investiga possíveis casos de reinfecção de pacientes já curados do Coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) investiga casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus. A possibilidade de que um paciente já recuperado da Covid-19 volte a ter a doença ainda é estudada por cientistas de todo o mundo.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 20, o subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, Luiz Carlos Reblin, disse que há casos de pessoas que testaram positivo para a doença duas vezes em um intervalo de mais de um mês.

“Temos alguns casos, que estamos avaliando e investigando, que tiveram resultados de PCR positivo um tempo depois de terem feito o mesmo exame, um tempo maior de 30 dias. Estamos, ainda, avaliando se essa situação ocorreu em função de questão operacional, como a data da coleta e tempo adequado – além de outras questões que podem interferir no resultado – ou se é algo residual da primeira infecção. Mas, sim, estamos investigando algumas pessoas que tiveram esse resultado positivo”, afirmou.

O subsecretário não disse quantos casos desse tipo foram identificados no Espírito Santo. Segundo ele, uma nota técnica deve ser elaborada pela Sesa com orientações sobre as medidas a serem adotadas em relação a pacientes que apresentarem a suspeita de reinfecção.

Outros casos no Brasil

A possibilidade de reinfecção poderia significar que, afinal, não teríamos uma resposta imunológica duradoura para o coronavírus.

No Brasil, um caso de possível reinfecção de um rapaz de 22 anos está sendo estudado em Minas Gerais. Um técnico de enfermagem teve um teste positivo para o coronavírus em abril, voltou a ser diagnosticado no final de junho e morreu no início de julho.

O Hospital das Clínicas em São Paulo também investiga dois casos de possível reinfecção. Dois pacientes que tiveram testes positivos em maio, se recuperaram, e, agora em julho, tiveram testes positivos novamente.

Leia mais

Secretaria da Saúde apresenta resultados da terceira etapa do Inquérito Sorológico

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou, na manhã deste sábado (13), os resultados...

Coronavírus deixa cidades vazias pelo mundo; FOTOS

GIZÉ (Egito) - O complexo das pirâmides de Gizé, no Egito, é...

FNDE repassa R$ 375 milhões para alimentação escolar

Mesmo com a paralisação de atividades presenciais nas escolas, a distribuição dos alimentos tem sido assegurada. ...

Leia também

Homem morre eletrocutado no interior de Nova Venécia

Imagem ilustrativa Um homem de 46 anos morreu eletrocutado na manhã desta segunda-feira, dia 21, no interior de Nova Venécia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a...

Número de casos de Covid-19 voltará a aumentar no ES, diz secretário de Saúde

O número de casos de Covid-19 voltará a...