Espírito Santo incorpora população em situação de rua como grupo prioritário para vacinação contra gripe

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo publicou uma nota técnica que inclui mais um grupo prioritário na campanha de vacinação contra a influenza: as pessoas em situação de rua.

Com isso, os municípios capixabas estão autorizados a iniciar a vacinação deste grupo.

De acordo com a Sesa, a medida visa proteger essa população em virtude da vulnerabilidade que apresenta.

A estimativa é poder imunizar pouco mais de 2.400 moradores de rua em todo Espírito Santo, segundo dados do Ministério da Saúde.

“Orientamos e recomendamos que os municípios capixabas realizem ações extramuros, em busca dessa população, para a vacinação. É um grupo de alta vulnerabilidade, ainda mais no período que estamos com a diminuição das temperaturas, além da sazonalidade das doenças respiratórias”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.

De acordo com a coordenadora, as doses destinadas à campanha também serão utilizadas nesta população, uma vez que se trata de um grupo populacional pequeno e que não impactaria no total de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Danielle Grillo ressaltou, entretanto, que as doses destinadas aos grupos que têm meta vacinal estão garantidas e que eles devem procurar o serviço de saúde para se vacinar até o dia 3 de junho, data de finalização da campanha.

“Crianças, idosos, gestantes e puérperas são os grupos mais vulneráveis a evoluir para um quadro mais grave de influenza, além da susceptibilidade dos trabalhadores da saúde, indígenas e professores. Por isso, são os grupos que o Ministério da Saúde definiu meta vacinal de 90%. Entretanto, temos observado uma baixa adesão. Nosso pedido é que se a pessoa faz parte de algum desses grupos, ela deve procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para ser vacinada”, acrescentou Danielle.

Quais são os grupos prioritários para Influenza

Além das crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas e professores, os grupos que têm meta vacinal, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também engloba demais grupos prioritários, e sem meta, cujas doses estão disponíveis nas unidades de saúde em todo o Estado.

São eles: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. E, agora, a inclusão de pessoas em situação de rua.

Cobertura vacinal Influenza

Até essa quinta-feira (19), a cobertura vacinal dos grupos com meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 50,26% para idosos; 42,39% para trabalhadores da saúde; 26,19% para crianças; 18,17% para população indígena; 15,63% para gestantes; 9,46% para puérperas; e 4,94% para professores.

Leia também

Aeroporto de Vitória volta a ter voos diretos para Fortaleza

O Aeroporto de Vitória vai voltar a ofertar voos diretos para Fortaleza a partir de julho. O voo inaugural...

Prefeitura autoriza início das obras de urbanização e pista de caminhada no Condomínio dos Anjos

O prefeito Enivaldo dos Anjos assinou nesta sexta-feira, 1º de julho, a Ordem de Serviço para a implantação...

Quinze cidades brasileiras entram em situação de emergência por conta de desastres

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 15 cidades de Alagoas, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio...

5G estreia no Brasil nesta quarta; veja aparelhos compatíveis e como usar a conexão

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O 5G puro começa a funcionar em Brasília nesta quarta-feira (6), após a...

Brasil tem primeira alta mensal de mortes por Covid desde fevereiro

O Brasil registrou, em junho de 2022, 4.739 mortes pela Covid-19, em uma alta de 49,2% em relação...

Corinthians empresta Rodrigo Varanda e libera goleiro para time do Chipre

ARTHUR SANDES SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O Corinthians fechou nesta segunda-feira (4) a transferência de dois jogadores...

Ambulância do Samu colide contra caminhão na ES-080 em Águia Branca

O acidente aconteceu na noite desta segunda-feira (04), por volta das 18h30min, na ES-080 em Águia Branca, próximo...

Festa do Produtor Rural de Jaguaré começa nesta quinta-feira (30)

  Começa nesta quinta-feira (30), a 29ª Festa do Produtor Rural de Jaguaré e a 4ª Feira de Agronegócios. O...