Espírito Santo fecha mês de março com menor número de homicídios em 26 anos

Compartilhe

O Espírito Santo fechou o primeiro trimestre de 2022 com a menor quantidade de homicídios da série histórica dos últimos 26 anos. Ao todo, foram 247 assassinatos, superando os resultados de 2019 e 2021 que, até então, eram os melhores – com 285 e 289 mortes violentas, respectivamente. O mês de março também alcançou um resultado importante, com 82 assassinatos registrados no período de 31 dias, sendo o menor número desde o ano de 1996.

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), todas as regiões do Espírito Santo apresentaram redução de homicídios no primeiro trimestre de 2022, com destaque para o sul, com 44,4% de queda, com o registro de 15 mortes violentas no período, contra 27 no ano passado. A região Metropolitana, que teve alta no primeiro bimestre, passou a ter queda de 0,7%.

Na região norte, os dados mostram redução de 13,2% nos assassinatos, com 59 casos nos três primeiros meses deste ano contra 68 em 2021, enquanto na região noroeste houve um decréscimo de 39,5% nos homicídios e na região serrana, queda de 17,6%.

O governador do Estado, Renato Casagrande, parabenizou os integrantes das forças de segurança pública pelo resultado e lembrou dos investimentos realizados na área. “Vamos chegar a R$ 1,5 bilhão em investimentos somente na área de 2019 a 2022. Dando condições adequadas de trabalho aos nossos operadores da segurança. Investimentos em viaturas, armamentos, tecnologia e infraestrutura. A cada ano estamos reduzindo o número de homicídios e, tendo continuidade nas políticas públicas na área da segurança, podemos levar esse Estado a estar entre os cinco menos violentos do Brasil em poucos anos”, pontuou.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante, os resultados são fruto de muito esforço integrado entre as forças policiais. “Seguimos no caminho da redução de homicídios, com operações integradas e muito trabalho das nossas forças de segurança. Quero agradecer todo o empenho dos nossos policiais e garantir à sociedade que esse esforço vai continuar. Dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, avaliamos que alguns pontos precisam de uma atenção maior como, por exemplo, o município de Vila Velha”, declarou.

O secretário de Estado de Governo, Álvaro Duboc, que coordena o programa Estado Presente em Defesa da Vida, reforçou a importância das ações do Governo que levam mais segurança aos capixabas. “Esse trabalho se reflete na queda dos registros de homicídios dolosos. Aliado à   ação policial, todos os nossos investimentos, incluindo também a recomposição do efetivo das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, fazem com que os resultados do nosso trabalho na Segurança Pública venham melhorando, desde o início da gestão”, disse.

 

Leia também

EBC é líder de ranking de desempenho de empresas estatais pela 3ª vez

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu nesta sexta-feira (20) o primeiro lugar no ranking de Desempenho na...

Barra de São Francisco reccebe trator cortador de grama do Governo Estadual

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou nesta quinta-feira, 19, investimentos de cerca de R$ 70 milhões na...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (06)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

Suspeito morre em confronto com a polícia no Norte do Espírito Santo

Um suspeito morreu em um confronto com policiais militares na noite desta sexta-feira (20) em Jaguaré, no Norte...

Após dois anos de pandemia, é seguro voltar a andar de ônibus?

Seja a caminho do trabalho, seja para chegar na faculdade, quem pega ônibus todos os dias sabe da...

Nova Venécia terá médica pediatra nas Unidades de Saúde dos bairros

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou mais um pediatra para o...

Prefeito sanciona Lei de abertura dos Polos Industriais em Nova Venécia

Nesta segunda-feira (16), foi sancionada pelo Prefeito, André Fagundes, a nova Lei de abertura dos Polos Industriais, que...