Espírito Santo: empresa doa computador e coloca internet na casa de aluno surdo

Antes da doação, uma professora percorria 40 quilômetros para dar aula ao estudante.

Uma empresa doou um computador e internet para ajudar o estudante de 15 anos, que tem deficiência auditiva, a fazer as atividades escolares durante a pandemia do novo coronavírus em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A reportagem é de Érika Carvalho, da TV Gazeta.

De acordo com a matéria, antes da ação, uma professora se deslocava 40 quilômetros até a comunidade de Bananal do Sul para dar aulas presenciais.

A empresa tomou conhecimento sobre a história do adolescente Edilson, que está no 1º ano do Ensino Médio, depois que o caso foi reportagem no Fantástico.

A diretora de Recursos Humanos da empresa que fez a doação contou que já tinham feito um projeto semelhante em uma comunidade do interior do Piauí, na região Nordeste do país. Na casa de Edilson foi instalada uma antena para internet e um computador foi doado.

Obviamente que toca muito a gente. Por não haver uma ponte que permitisse que os alunos ultrapassassem para ir para escola, a gente levou a internet até o local e facilitou o conhecimento chegar até lá. E a mesma coisa está acontecendo com o Edilson agora”, comemorou Valéria Motta.

Por causa da distância da comunidade onde ele vive com a cidade, Bananal do Sul não tinha internet e até o sinal de celular falha. Na localidade vivem cinco famílias. As outras crianças têm idade entre 7 e 11 anos.

Empresa instala internet em casa de estudante surdo, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

 

Com a escola fechada desde o início da pandemia de coronavírus, em março deste ano, ir até a comunidade foi a única forma encontrada pela professora Joyce Barcelos para que o aluno tivesse aula. Com a doação, a situação mudou. Agora as aulas de Edilson são pela internet.

“Essa é a primeira aula com ele e já está fazendo algumas atividades e vai ter avaliação agora. Estamos conseguindo. A minha preocupação era de travar e eu não conseguir transmitir para ele, mas ele está entendo tudo, respondendo e eu to muito feliz”, relatou Joyce.

Professora faz aula pela internet depois de doação para estudante, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

A mãe de Edilson, Valdelice Gomes da Silva, contou que o filho estava ansioso e acordou cedo para a primeira aula virtual.

“Antes eu não tinha internet e me sentia muito sozinho. Agora com a internet que chegou aqui em casa, eu consigo responder as coisas e fazer as atividades, responder, aprender, eu consigo ter a possibilidade de estudar”, revelou o aluno por Libras para a professora.

Professora faz aula pela internet depois de doação para aluno, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

 

Distância

Antes da doação, a professora percorria a estrada de 40 quilômetros de chão até o distrito para dar as aulas ao estudante. Lá, a família tinha improvisado uma sala de aula debaixo de uma mangueira.

Professora dá aula a aluno surdo debaixo de mangueira, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

No vilarejo em que o estudante mora vivem cinco famílias, com crianças de 7 a 11 anos. A mãe de Edilson, Valdelice Gomes da Silva, conta que a dificuldade não é só do filho dela, mas que todos os outros alunos, pela falta de acesso, não conseguem acompanhar todas as aulas.

“Algumas coisas não tem como explicar porque têm que ser pesquisadas na internet, e aqui não pega. Algumas coisas ficam sem fazer”, explicou.

 

Leia mais

Jadilson Marvila será o vice prefeito na chapa encabeçada por Samuel Zuqui em Piúma

Após confirmar sua candidatura pelo PSDB, o ex-prefeito...

INDICADORES: Preço do boi gordo registra alta nesta quarta (29)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (29) com alta de 3,07% no preço e o produto é negociado a R$...

Homem morre em acidente grave na “curva do pinicão”, em Barra de São Francisco

Um grave acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira, 7 de maio de 2020, na conhecida "curva do pinicão", na saída de Barra de...

Leia também

Bolsonaro convida Meneguelli para almoço em Brasília

O Prefeito Sérgio Meneguelli irá almoçar com o Presidente da República Jair Bolsonaro na quarta-feira (2) da próxima semana, ao meio dia. A primeira...

Governo do Espírito Santo autoriza volta de aulas presenciais em cidades com risco moderado para Covid-19

O Governo do Espírito Santo autorizou a retomada das aulas presenciais nas cidades que possuem risco moderado para a Covid-19. Com isso, em Vitória,...

Feira Sabores da Terra começa nesta quinta na Praça do Papa, em Vitória

Evento será realizado até o próximo domingo (29). Segundo o governo estadual, todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus serão seguidos. Feira Sabores da...

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento pode beneficiar indústrias paulistas

Estado com maior PIB do Brasil, de R$ 1,9 trilhão, São Paulo corresponde ao equivalente a 29,8% da indústria nacional. O setor emprega 2.922.404...