Espírito Santo é o único estado do Sudeste com queda no número de mortes por Coronavírus

O Espírito Santo integra o grupo dos estados que estão apresentando queda no número de mortes da Covid-19, sendo o único da região Sudeste nesta lista. Para o Governo Estadual, a análise da evolução da doença mostra que a tendência deve permanecer.

O número de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus entre os capixabas vem caindo desde julho. Antes disso, entre maio e junho, o estado viveu o momento mais difícil da pandemia.

A médica intensivista Dyenne Moysés lembra que, naquela época, a rotina nos hospitais era ainda mais difícil.

“Teve um momento que realmente foi caótico, nós fomos atropelados por tudo, por escassez de material, com pacientes gravíssimos, poucas respostas aos tratamentos instituídos”, disse.

Agora, a movimentação de pacientes é menor. O Painel Covid-19, plataforma do Governo do Estado para divulgação dos números da doença, aponta que, nos últimos sete dias, em média, 17 pessoas morreram por dia. Na semana anterior, a média foi de 23 mortes.

Média de óbitos no ES — Foto: Reprodução/ Painel Covid-19

A expectativa do governo é que a redução continue na Grande Vitória no mês de agosto e quem a partir de setembro, seja possível flexibilizar algumas medidas.

“Para em setembro iniciarmos a avaliação de que atividades poderão retornar, sem data prevista, com muito cuidado, porque qualquer atividade que a gente pode liberar, aumentar a circulação de pessoas, corremos o risco de aumentar a transmissão da doença” disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Para o interior o estado, o governo espera que o número de mortes e casos também comece a cair ainda este mês. Os médicos lembram que, enquanto não houver uma vacina contra o vírus, a prevenção deve continuar.

A epidemiologista Ethel Maciel lembra que há grupos que ainda estão vulneráveis ao vírus. Até outubro, o estado ainda vai conviver com novos casos e mortes por Covid, em quantidade menor.

“Apesar da queda, a doença ainda não acabou. Nós não sabemos ainda se ela vai acabar, e, se ela acabar, quando vai acabar. Então, todas essas regras que parecem simples são fundamentais para que a gente não se contamine. Isso é regra de ouro pra gente não adquirir a doença”.

Além do Espírito Santo, outros nove estados estão com queda nas mortes da Covid. São eles: AM, AP, PA, RO, AL, CE, MA, PB e PE.

Estados com a média de mortes em queda — Foto: Arte G1
Estados com a média de mortes em queda — Foto: Arte G1

Leia mais

Idaf alerta sobre exigências para corte e comercialização do palmito

Com o aumento da demanda por palmito no período da Semana Santa (05 a 11 de...

Decreto abre caminho para instalação do 5G no Brasil

Atendendo à demanda do setor de telecomunicações, o governo federal publicou nesta terça-feira (1) um decreto que dispensa que antenas de pequeno porte passem...

Serviço de logística tem desempenhado papel essencial para o abastecimento de produtos alimentícios

Ministérios da Agricultura e da Infraestrutura estão trabalhando juntos para garantir abastecimento de alimentos –...

Leia também

Buscando formação mais digital e inovadora de jovens, SENAI e Ministério da Economia lançam programa Aprendizagem 4.0

Com o mercado de trabalho em constante transformação digital, a capacitação de trabalhadores que atendam às exigências da indústria se torna cada vez mais...

Governo cria grupo de trabalho para gerir distribuição de vacina contra a Covid-19

Com o avanço das pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, o governo brasileiro começa a preparar sua infraestrutura para...

ENTREVISTA: Abertura de mercados concentrados e reformas estruturantes: Paulo Ganime analisa os impactos de matérias em trâmite no Congresso Nacional

Estão em análise no Congresso Nacional alguns importantes projetos que podem mudar o rumo da economia brasileira. A abertura de mercados concentrados, como o...

FNP quer ISS à parte na reforma tributária, mas relator deseja unificar impostos de todos os entes federados

A comissão mista da reforma tributária recebeu, em audiência pública realizada na última semana (17), o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) Jonas...