Espírito Santo é o Estado com maior qualidade na divulgação de dados estratégicos para combate à corrupção

Compartilhe

O Espírito Santo é o único Estado a alcançar o mais alto nível de qualidade na transparência de bases de dados consideradas estratégicas no combate à corrupção, de acordo com o Índice de Transformação Digital e Integridade, divulgado, nessa última quarta-feira (15), pela ONG Transparência Internacional – Brasil.

O levantamento avaliou as ações de transformação digital voltadas para o fortalecimento da integridade e da transparência nos Estados. No eixo de atuação Transparência e Dados Abertos, o Espírito Santo alcançou o nível muito alto nos dois subeixos analisados: “Política e Iniciativas de Dados Abertos” e “Qualidade das Bases Prioritárias”.

No eixo “Transparência e Dados Abertos”, foram selecionadas onze bases de dados consideradas como estratégicas para o combate à corrupção, sendo avaliada não apenas a existência dessas bases, mas também alguns critérios de qualidade que garantem o reuso desses dados. 

O Estado atingiu a pontuação máxima em nove das 11 bases de dados avaliadas: qualidade das bases de dados sobre salários, diárias e vantagens, receitas públicas, despesas públicas, transferências governamentais, licitações, notas fiscais eletrônicas, contratos públicos e patrimônio público.

A pesquisa analisou quatro eixos de atuação dos governos estaduais considerados importantes para a integridade: Transparência e Dados Abertos; Engajamento e Participação; Serviços e Compras Públicas; e Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais. No resultado geral, o Estado foi classificado em segundo lugar.

Para ler a pesquisa na integra, acesse: https://comunidade.transparenciainternacional.org.br/indice-de-transformacao-digital

1º lugar em transparência  

O Espírito Santo é referência em transparência para o País. No início deste ano, o Estado voltou a ser 1º lugar em transparência na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU). O Estado, que havia sido 1º lugar de 2014 a 2017, tinha caído para a 8ª colocação em 2018.

O resultado é fruto do compromisso assumido pelo Governo do Estado em promover a transparência e o controle social como instrumentos fundamentais para a prevenção e o combate à corrupção. 

Em outubro, o Estado deu mais um passo nesta direção ao lançar o novo Portal da Transparência.  A ferramenta tem como foco o cidadão e o fortalecimento do controle social, contemplando informações sobre gastos públicos, organizadas por área temática, com uma linguagem mais compreensível e visual amigável, intuitivo e prático.

Já o lançamento da Política de Proteção ao Reportante de Corrupção, realizado no último dia 09 de dezembro, eleva o Estado a um patamar diferenciado na integridade, atendendo às melhores práticas globais e regulamentando a cobertura do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas (Provita) aos reportantes de ilegalidades envolvendo recursos públicos.

Com o lançamento, o Espírito Santo passa a atender às recomendações feitas pela Transparência Internacional Brasil no eixo da avaliação “Engajamento e Participação”, que é a criação de normativo que proteja os denunciantes e a disponibilização de canal digital para denúncias anônimas por parte dos cidadãos e servidores públicos. No Estado, esse trabalho será feito por meio da Ouvidoria-Geral, em todos os seus canais de atendimento: pelo site, por e-mail, por telefone ou presencialmente.

Leia também

Rubens Barrichello chega aos 50 na ativa e vê família perpetuar legado

Aos 50 anos, celebrados nesta segunda-feira (23), Rubens Barrichello continua acelerando. Não mais na Fórmula 1, maior categoria do automobilismo...

Barra de São Francisco goleia Água Doce do Norte e avança para a próxima fase da Copa Sesport

  Jogando no estádio municipal Joaquim Alves de Souza, na tarde deste sábado, 21, a Seleção de Barra de...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (06)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

MERCADO REGULADO DE CARBONO: “Não desmatar se tornará garantia de mais recursos”

Não desmatar se tornará uma garantia de mais recursos econômicos. É o que afirma a deputada federal Carla...

PF mira estudantes capixabas em esquema para bolsa de estudos

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (26) a Operação Falso Positivo, contra um esquema de estudantes de...

Pagamento do Enem pode ser efetuado até sexta-feira (27)

Os inscritos não isentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 têm até sexta-feira, 27 de maio,...