Espírito Santo é o estado com maior cobertura de doses de reforço em idosos

Compartilhe

O Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior cobertura vacinal na dose de reforço em idosos acima de 60 anos. Levantamento realizado pelo site Poder 360, divulgado neste sábado (18), aponta uma cobertura vacinal de 66,6% para esse público, de acordo com dados referentes ao dia 9 de dezembro, disponíveis na plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

No sistema próprio de atualização de doses aplicadas no território capixaba, a Plataforma Vacina e Confia, os dados são ainda mais animadores: nesta sexta-feira (17), o estado já havia alcançado a marca de 74,88% de cobertura na dose de reforço dos idosos, com mais de 440 mil doses aplicadas.

O governador do Estado, Renato Casagrande, lembrou da importância da estratégia de vacinação para o enfrentamento à pandemia no Espírito Santo: “Estamos realizando importantes campanhas de vacinação entre todas as faixas etárias e criamos o risco muito baixo, em que não temos mais restrições, e para se alcançar esse nível é necessária uma ampla cobertura vacinal da população. Quero agradecer à população que entendeu a importância da imunização, principalmente dos idosos”.

“Faço um apelo a quem ainda não tomou a dose de reforço para se imunizar antes das festas de fim de ano, quando costumamos encontrar amigos e familiares. Queremos ser o primeiro estado a alcançar 100% dos idosos imunizados com a dose de reforço”, acrescentou o governador.

Cobertura importante para Risco Muito Baixo

A cobertura de doses de reforço em 90% nos idosos é uma das metas estabelecidas para que as microrregiões capixabas alcancem o Risco Muito Baixo, de acordo com a Matriz de Risco do Espírito Santo, que passou a incluir esse grau de risco no último mês de novembro, e segue a estratégia do fortalecimento da resposta imune desse público ao novo Coronavírus (Covid-19).

Nove municípios capixabas já alcançaram a meta de reforço da imunização de idosos, de acordo com dados da Plataforma Vacina e Confia nesta sexta-feira (17): Venda Nova do Imigrante (94,48%); Laranja da Terra (94,26%); Santa Leopoldina (93,68%); Itaguaçu (93,06%); Governador Lindenberg (93,02%); Águia Branca (92,21%); Itarana (90,9%); Boa Esperança (90,03%); e Rio Bananal (90,01%).

As microrregiões Central Serrana, Sudoeste Serrana e Caparaó estão entre as mais próximas de alcançar a meta de vacinação na dose de reforço dos idosos e entrar no Risco Muito Baixo, uma vez que já alcançaram as demais metas, de 80% de cobertura de D2 na população acima dos 18 anos e de 90% na D1 em adolescentes.

Leia também

Defesa Civil Nacional vai repassar R$ 2 milhões a 11 cidades atingidas por desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o repasse de R$ 2 milhões...

Após denúncia, polícia prende suspeitos com armas em Barra de São Francisco

Na tarde deste domingo (22), o COPOM de Barra de São Francisco recebeu inúmeras ligações de moradores do...

Acidente deixa 4 inspetores penitenciários feridos no Sul do Espírito Santo

  Acidente deixou 4 inspetores penitenciários feridos na BR-101 Um acidente deixou quatro feridos, nesta terça-feira (24), na BR-101, na...

Acadepol realiza curso prático de tiro e direção defensiva

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), deu início, nesta...

Globo alerta seu elenco sobre eleições; saiba o que eles são proibidos de fazer

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Às vésperas da mais acirrada eleição presidencial desde a redemocratização do país, a...

Brasil fica em 2º lugar geral em medalhas em olimpíadas estudantis

Encerrada ontem (22), em Normandia, na França, as olimpíadas escolares ISF Gymnasiade 2022 tiveram participação histórica da delegação...