Espírito Santo começa a vacinar idosos de 80 a 84 anos contra a Covid-19

Idosos de 80 a 84 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta quinta-feira (25) no Espírito Santo.

O governado Renato Casagrande (PSB) esteve na Unidade Básica de Saúde do bairro Vale Encantado, em Vila Velha, para dar início à vacinação.

Das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, nesta quarta (24), foi definido pelo órgão federal o quantitativo para imunizar 24% do público prioritário de 80 a 84 anos, que tem população estimada de 44.963 mil pessoas no estado.

Para as próximas remessas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aguarda a confirmação da data e do quantitativo de doses por parte do ministério.

“Estamos fazendo um esforço extremo desde o fim de 2019 no combate à pandemia e desde o fim do ano passado não medimos esforços para cobrar do governo federal a aquisição de todas as vacinas possíveis para acelerarmos a vacinação. Hoje, estamos marcando o início da imunização do grupo de 80 a 84 anos, um grupo prioritário. É um alívio para essas pessoas que estão recebendo as vacinas e também para seus familiares”, afirmou o governador.

Ainda segundo Casagrande, o governo vem buscando formas de agilizar a chegada das doses para o restante da população.

“Todas as pessoas acima de 90 foram vacinadas, estamos concluindo a vacinação de 85 a 89 anos e iniciando para pessoas acima de 80 anos. Espero que em março a Fiocruz e o Butantan possam produzir e disponibilizar mais vacinas para que possamos vacinar em massa”, disse.

No momento, o estado apresenta 81% da população de trabalhadores da saúde imunizada e antecipou, desde o último dia 17 de fevereiro, a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. Em relação aos idosos, a orientação aos municípios é, ao atingir 90% da imunização de um grupo, ampliar a vacinação para o grupo seguinte, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

 

Leia mais

Leia também