Espírito Santo chega a 3.026 mortes e 92.151 curados com 105.888 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até este domingo (23), 3.026 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 105.888. O índice de letalidade da doença no Estado é de 2,9%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (22), o aumento é de 11 mortes e 255 novos casos da doença.

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.

Até o momento, 92.151 pessoas estão curadas e 225.293 testes foram feitos. Além disso, há 89.945 casos suspeitos e outros 120.795 foram descartados.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município com o maior número de casos é Vila Velha (15.238), depois Vitória (13.395), Serra (13.124), Cariacica (10.239) e Linhares (5.709).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 1.808 casos. Em seguida está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 1.695. Depois, vem Itapuã (1.127), também em Vila Velha. Jardim da Penha (943), em Vitória, e Praia de Itaparica (922), em Vila Velha, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (467), Vila Velha (457), Vitória (395), Cariacica (391) e Cachoeiro de Itapemirim (137).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 14.444 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19.

O maior número de casos está em Vila Velha, onde 2.400 tiveram a doença. Em Vitória, são 2.348 e, na Serra, 2.055. Cariacica tem 1.279 registros de profissionais da saúde com coronavírus. O painel também mostra 34 mortes entre profissionais da saúde.

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 71,6% neste domingo (23). Ao todo, 469 pacientes estão internados em leitos de UTI e 311 em leitos de enfermaria.

No detalhamento por região de saúde, a Região Norte tem o maior percentual de ocupação dos leitos de UTI para Covid, com 83,33%. Já os leitos de enfermaria estão 57,91% ocupados na mesma região.

Mapa de Risco

O Governo do Espírito Santo anunciou, neste sábado (22), o 19º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (24) e o domingo (30).

Ao todo, 22 municípios capixabas estão classificados em risco baixo, outros 45 estão em risco moderado e 11 em risco alto. Nesta última categoria, a maior parte dos municípios é das regiões Norte e Noroeste do estado.

Essa classificação define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços para cada grupo de municípios.

Em pronunciamento pelas redes sociais no último dia 14, o governador adiantou que uma nova Matriz de Risco, que define as classificações, será implantada em setembro, levando em consideração, principalmente, o número de mortes por causa da doença em cada cidade.

Veja aqui os casos de Coronavírus na cidade e região

Barra de São Francisco

A falta de testagem aliada ao descaso fez Barra de São Francisco voltar ao Risco Alto.

Diversos moradores relatam que estão procurando a Secretaria Municipal de Saúde do município e são mandados pra casa. Alguns até voltam com atestado médico, mas sem teste para Coronavírus.

Com isso, muitas pessoas estão trabalhando normalmente, circulando pela cidade, visitando amigos, participando de reuniões e, muitas vezes até festas, sem saber se está com o vírus.

É comum ouvir relatos de moradores informando sobre aglomerações em diversos pontos da cidade, mas poucas providências são tomadas.

A estratégia da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, de testar menos, diminuiu temporariamente o número de casos, fez a população acreditar que estava controlado, fez algumas pessoas ficaram mais tranquilas, mas em poucos dias o número de casos aumentou rapidamente, aumentando também o número de óbitos, que já são 20.

Somente na sexta-feira, 26 novos casos foram confirmados, isso se comparado ao número divulgado pela prefeitura no dia anterior. Se for comparado no painel do estado, foram 44 novos casos. Veja aqui

A prefeitura publicou um decreto que regulamenta a aplicação de multas para estabelecimentos que descumprirem medidas em virtude da calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19), no município de Barra de São Francisco.

Se for analisado ao pé da letra, a primeira a ser multada seria a própria Secretaria Municipal de Saúde, que em diversas vezes demonstrou descaso no atendimento a pacientes. Veja aqui o decreto.

Classificação válida entre 24 e 30 de agosto:

Risco alto: Águia Branca, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Itapemirim, Linhares, Mucurici, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus e Vila Valério.

Risco moderado: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo: Água Doce do Norte, Alegre, Aracruz, Atílio Vivácqua, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Irupi, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vila Pavão.

Veja aqui os casos de Coronavírus na cidade e região

Mapa de Risco

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, levando em consideração o coeficiente de incidência da doença. No dia 4 de maio, o Mapa de Risco passou a contar a taxa de ocupação dos leitos de UTI.

No dia 18 de maio, a Matriz de Risco Ampliada entrou na terceira fase com a inserção da taxa de letalidade, do índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.

A nova Matriz de Risco Ajustada entrou em vigor no dia 13 de agosto, permitindo que todas as cidades capixabas fossem classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Leia mais

Ebserh convoca 107 aprovados do concurso nacional

Entre os 107 convocados hoje estão profissionais para as áreas médica, assistencial e administrativa. –...

Caminhoneiros de Rondonópolis (MT) são testados em massa para a Covid- 19

Mato Grosso é o estado da região Centro-Oeste com a maior taxa de mortalidade da Covid-19 (66,6 óbitos por 100 mil habitantes), segundo o...

Policial persegue e atira contra carro de padre no Espírito Santo

Um policial atirou contra o carro de um...

Aposentadoria em carreiras escalonadas será contada a partir do ingresso do servidor no carreira. Saiba mais.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, para as carreiras escalonadas, o prazo mínimo de cinco anos para que um servidor público se aposente...

Leia também

Enivaldo anuncia duplicação do polo industrial para atrair empregos

Já falando como candidato, um dia depois de...

Fome aumenta no Espírito Santo e atinge 425 mil lares, aponta IBGE

  A fome atinge três a cada dez lares do Espírito Santo. Ao todo, são 425 mil domicílios do estado estão em situação de insegurança...

Polícia apreende drogas dentro de uma viatura em Vitória

Uma viatura da Polícia Militar do Espírito Santo foi encontrada com drogas dentro em uma oficina mecânica na Avenida Marechal Campos, em Vitória. De...

Psol oficializa candidatura de Marcos de Oliveira à Prefeitura de Colatina

Marcos é servidor público federal. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou nesta terça-feira (15) a candidatura de Marcos de Oliveira à Prefeitura de Colatina....