Espírito Santo chega a 2.720 óbitos e 76.985 curados em 91.146 casos de Coronavírus; veja mais informações

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (7), o aumento é de 22 mortes e 1.223 novos casos da doença.

O Espírito Santo registrou, até esta sábado (8), 2.720 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 91.024. O índice de letalidade da doença no Estado é de 3%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (7), o aumento é de 22 mortes e 1.223 novos casos da doença.

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.

Até o momento, 76.985 pessoas estão curadas e 190.284 testes foram feitos. Além disso, há 88.866 casos suspeitos e outros 91.024 foram descartados.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

O painel abaixo mostra o total de casos confirmados, curados e óbitos das principais cidades do estado e região, além dos números gerais de Brasil e Mundo. O informe é divulgado diariamente pelo ex-diretor do hospital de Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda.

Em nova classificação, Espírito Santo tem 12 municípios em risco alto

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta sexta-feira (7), o 17º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (10) e o domingo (16).

Ao todo, 12 municípios capixabas estão classificados em risco baixo, outros 54 estão em risco moderado e 12 em risco alto.

Essa classificação define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços de acordo com a classificação.

Nesta quinta-feira (6), em coletiva de imprensa, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou flexibilização em algumas regras.

Nos municípios de risco alto, por exemplo, o comércio foi autorizado a abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Veja todas as alterações no fim da matéria.

Classificação válida entre 10 e 16 de agosto:

Risco alto: Águia Branca, Anchieta, Bom Jesus do Norte, Colatina, Ecoporanga, Ibiraçu, Mimoso do Sul, Mucurici, Piúma, Presidente Kennedy, São Mateus e Sooretama.

Risco moderado: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Boa Esperança, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Teresa, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo: Cachoeiro de Itapemirim, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itarana, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Marilândia, Muqui, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão.

Comparativo Semanal

Mapa comparativo entre uma semana e outra — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Mapa comparativo entre uma semana e outra — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Regras

Risco Baixo ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Risco Baixo ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Risco Moderado ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Risco Moderado ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Risco Alto ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Risco Alto ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Mapa de Risco

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, levando em consideração o coeficiente de incidência da doença.

No dia 04 de maio, o Mapa de Risco passou a contar a taxa de ocupação dos leitos de UTI. No dia 18 de maio, a Matriz de Risco Ampliada entrou na terceira fase com a inserção da taxa de letalidade, do índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.

A nova Matriz de Risco Ajustada entrou em vigor no último dia 13, permitindo que todas as cidades capixabas fossem classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Classificação do Mapa de Risco entre 10 e 16 de agosto — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Bairros e municípios com mais casos

O município com o maior número de casos é Vila Velha (13.276), depois Vitória (12.097), Serra (11.701), Cariacica (9.405) e Linhares (4.835).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 1.595 casos. Em seguida, está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 1.452.

Depois, vem Itapuã (991), também em Vila Velha. Jardim da Penha (841), em Vitória, e Praia de Itaparica (814), em Vila Velha, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (443), Vila Velha (426), Vitória (374), Cariacica (356) e Cachoeiro de Itapemirim (113).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 12.292 profissionais de saúde do Espírito Santo já testaram positivo para Covid-19 e 32 morreram.

O maior número de casos está em Vitória, onde 2.061 tiveram a doença. Em Vila Velha, são 2.037 e, na Serra, 1.711. Cariacica tem 1.108 registros de profissionais da saúde com coronavírus.

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 63,73% neste sábado (8). Ao todo, 465 pacientes estão internados em leitos de UTI no estado.

No detalhamento por região de saúde, a Região Norte tem o maior percentual de ocupação dos leitos de UTI para Covid, com 74,36%. Já os leitos de enfermaria estão 74,24% ocupados na mesma região.

100 mil mortes

O Brasil atingiu no início da tarde deste sábado (8) a triste marca de 100 mil mortos pela Covid-19.

A pandemia de coronavírus já assola o Brasil há cinco meses, e ainda não há uma clara perspectiva de melhora do quadro. Há pouco mais de um mês, o Brasil registrava a marca de 50 mil mortos.

De acordo com os números apontados pelo consórcio de veículos de imprensa, o País contabiliza 100.240 mortes por Covid-19 e quase 3 milhões de casos da doença. Os números podem ser acompanhados aqui

Em Barra de São Francisco foram registrados até hoje 15 óbitos em 358 casos confirmados. 287 pacientes já foram curados.

No Espírito Santo são quase 90 mil casos confirmados, com 2698 óbitos e 76 mil curados.

Na região, Nova Venécia e São Gabriel da Palha chamam atenção devido ao grande número de casos. Veja aqui

Em Água Doce do Norte, uma das mortes registradas por Coronavírus foi a do prefeito da cidade Paulo Márcio. Veja aqui

Leia mais

Água Doce do Norte volta a ter caso confirmado de coronavírus

Após 7 dias sem ter casos positivos de coronavírus no município, Água Doce do Norte voltou...

Operação Verde Brasil 2 previne crimes ambientais na Amazônia Legal

Militares e agentes da Operação atuam, a princípio, em Rondônia, Mato Grosso e Pará. –...

Instituto Federal do Amazonas produz máscaras para combate ao coronavírus

Máscaras serão distribuídas aos profissionais da saúde – Foto: Reprodução/Ifam O...

Casagrande anuncia medidas para a reabertura do comércio

O Governo do Espírito Santo vai adotar um Mapa...

Leia também

Motorista que aparece em vídeos fazendo manobra perigosa é filho da dona do carro

Homem tem 36 anos, mora com a mãe, está desempregado e recebendo auxílio emergencial. Imagens mostram o motorista fazendo a manobra conhecida como 'cavalo...

Capixaba viraliza na internet após fazer embaixadinha com pote de gel; veja o vídeo

Mateus é auxiliar de farmácia e foi flagrado pelas câmeras de videomonitoramento no momento em que "salvava" um pote de gel que caiu do...

Espírito Santo chega a 3.485 mortes e 118.218 curados com 128.265 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (24), 3.485 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 128.265. O índice de letalidade...

Data dos desfiles do carnaval de Vitória será definida em reunião no próximo dia 15

"Os presidentes das escolas capixabas querem fazer carnaval, mas não sabemos se será em fevereiro ou se precisará ser em outra data", declarou o...