Espírito Santo: Alerta Vermelho, Acumulado de Chuva

Algumas cidades do ES amanheceram com tempo bem carregado

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)  publicou nesta segunda-feira(02) um alerta iniciando precisamente às 08:50. O comunicado anuncia chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia com grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. É bom lembrar que no final de janeiro o estado passou por grande intensidade de chuvas que causaram estragos em diversos municípios que até hoje não se restabeleceram em plenitude.

São pontes em algumas cidades que ainda não foram refeitas, prejudicando o deslocamento de diversos produtores rurais principalmente.

O Governo federal acaba de liberar recursos da ordem de R$ 2,5 milhões para ajudar na reconstrução dos municípios afetados. De acordo com o Ministério da Economia, alguns municípios capixabas não receberam ainda recursos, por não apresentarem a documentação em dia exigida para as transferências, entre eles está o mais afetado de todos das últimas chuvas, o de Iconha. Estes municípios irão receber apoio técnico para regularizar as pendências em documentações para ficarem aptos e só assim receberem auxílio econômico.

Em caso de chuvas o INMET faz algumas recomendações:

* Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
* Observe alteração nas encostas.
* Permaneça em local abrigado.
* Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia mais

Leia também