Capixaba de Boa Esperança fará curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar na Bahia

O esperancense Samuel Thierry Corradi Tommasini Verly, 27 anos, está arrumando as malas para mudar para Salvador, Bahia, local que fará o curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. A reportagem é de Cintia Zaché, da Rede Notícia.

A mudança de Estado tem previsão de acontecer no próximo mês, e o curso tem duração de três anos. Ao finalizar, Thierry, ou melhor, aspirante Corradi será um oficial do Corpo de Bombeiros. “Volto com o título de curso superior em Ciências Militares, com prevenção de desastres. Após concluir o curso, retorno para o Espírito Santo, para atuar nas mais diversas ocorrências que a corporação atua, desde a um combate a incêndio, até uma ocorrência com suicida ou grande enchente”, explica.

Antes de chegar a última etapa que será realizada em Salvador, Thierry foi aprovado no concurso para o cargo de Oficial Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, tendo a primeira fase, apenas sete vagas para o Estado, e contou com uma prova objetiva e discursiva. Depois chegou a vez do teste físico, exame médico e investigação social. “Desde pequeno tenho sonho de ser bombeiro, sempre gostei de aventuras, altura, fogo, água, sempre fui bem ativo fisicamente, dava até muito trabalho para minha mãe e para meus familiares”, conta aos risos.

» Aos quatro anos de idade, Thierry realizou um dos sonhos, que foi tirar uma foto na viatura do Corpo de Bombeiros

Soldado da Polícia Militar

Antes de seguir carreira no Corpo de Bombeiros, Thierry se formou em soldado combatente na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), no 2º Batalhão em Nova Venécia em 2015, com atuação no 13° Batalhão de Polícia Militar, em São Mateus, na companhia de Pedro Canário, e depois no Batalhão Especializado de Policiamento Ambiental, em São Mateus. Em seguida, o esperancense foi transferido para mais perto de casa, para o 2º Batalhão. “Fui trabalhar em Pinheiros, de 2017 até fevereiro de 2021, atuei a maior parte na Patrulha Rural, de São João do Sobrado, com o soldado Lopes, onde desenvolvemos diversos trabalhos nas comunidades rurais, nas escolas, com palestras em associações de produtores e moradores, com dicas de segurança e orientações aos jovens e adolescentes”, conta.

» Thierry se formou e atuou como Soldado da Polícia Militar do Espírito Santo

Nascido e criado em Boa Esperança

Filho da servidora pública Rosimary Corradi Tommasini e do advogado Samuel da Rocha Verly, Thierry estudou na EMEF Professora Ubaldina Santo Amaro do Amaral, no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), e depois, finalizou ensino médio na Escola Agrotécnica Federal de Alegre, atual Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no Sul do Estado. Também, iniciou o curso de Direito em Nova Venécia, finalizando o curso em 2018, sendo aprovado na prova da Ordem de Advogados do Brasil (OAB).

O futuro aspirante Corradi descreve que entre as pessoas que dedica a sua futura formação, é para a irmã, a Maynne Corradi Tommasini Verly,que faleceu em 2010, aos 22 anos, vítima de leucemia. “Ela sempre me deu maior força para tudo, sempre amarei e serei grato. Também agradeço aos meus pais, a minha noiva Rita de Cacia, a minha prima Ariane Verly, que me incentivou desde o primeiro concurso da Polícia Militar, e o irmão dela, o Dercilio Junior, que está nos Estados Unidos, e me ajudou muito quando fui para Alegre, dividimos “república” durante os três anos que estudei lá, onde começou minha dedicação aos estudos”, finaliza.

» Thierry é filho da servidora pública Rosimary Corradi Tommasini e do advogado Samuel da Rocha Verly

 

Daqui três anos, aspirante Corradi estará preparado para atuar em ocorrências no Espírito Santo


Leia mais

Leia também