Esesp promove primeira turma de oficina sobre Power BI

Compartilhe

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realiza, nesta semana, a primeira turma da oficina “Power BI – Nível I”, uma das novidades trazidas pela instituição na agenda de cursos deste mês. Mais de 20 profissionais, entre servidores estaduais e municipais, participam da capacitação, que é realizada na sede da Escola, em Vitória.

A oficina tem como objetivo apresentar as funcionalidades do software Power BI, utilizado para análise de dados, possibilitando aos participantes aprender os comandos básicos da ferramenta, fazer a sua integração com planilhas Excel e produzir relatórios com informações mais eficientes e de qualidade.

A formação é comandada pelo especialista, funcionário do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e docente da Esesp, Vilker Pessin. Lançada neste ano, a capacitação passou a integrar o eixo de Inovação da Esesp, que traz soluções educacionais focadas no desenvolvimento, fortalecimento e disseminação da cultura da inovação dentro do ambiente governamental.

De acordo com o docente, o Power BI traz uma série de funções que permitem coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações. “A partir do cruzamento dessas informações, podemos chegar a uma visão mais macro do nosso negócio, melhorar as práticas de mercado e a tomar decisões mais assertivas”, explicou.

Alta procura

A primeira turma de Power BI também apresentou uma alta procura por parte dos servidores. De acordo com a Gerência de Secretaria Escolar (Gese), as 24 vagas disponibilizadas foram preenchidas em poucos minutos após a abertura das inscrições. De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, isso mostra um interesse em trazer novas ferramentas para o serviço público.

“Cada vez mais a sociedade cobra das instituições públicas respostas mais rápidas e com qualidade. Isso se transforma em um desafio para o serviço público, que precisa se adaptar à nova realidade. Por isso, tentamos buscar no mercado o que tem de mais novo e funcional para trazer aos nossos profissionais. Saber que a procura foi grande mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Leia também

Trabalhadores terceirizados fazem paralisação e serviços são suspensos no Hucam, em Vitória

    Hucam, em Vitória — Foto: Oliveira Alves/ TV Gazeta Funcionários das empresas terceirizadas Conservo e Ágape, que prestam serviço...

Governo publica extrato de contrato para pavimentação do trecho Barra São Francisco a Mantenópolis

A publicação acontece poucos dias após a realização das audiências públicas exigidas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta sexta-feira (5)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (5) com queda de 0,65% e o produto...

ES: Soldado do Exército é preso suspeito de se masturbar para crianças em janela de apartamento

Um soldado do Exército de 26 anos foi preso na última quinta-feira (4), em um condomínio de Serra...

SEMTE entrega mais uma ponte de granito no córrego Denzol

Servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (SEMTE) da prefeitura de Barra de São Francisco entregaram nesta...

Lote 9: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Caminhão tomba na obra do asfalto entre Santo Agostinho e Córrego Azul em Água Doce do Norte.

  Um acidente assustou quem passava pela estrada que liga os distritos de Santo Agostinho e Santa Luzia do...

Profissionais de Educação participam do 1º Congresso de Educação Infantil e Anos Iniciais

Aconteceu no último sábado, 6, das 8h às 12h, em Colatina, no Teatro Marista, o 1º Congresso de...