Esesp e IJSN participam da abertura da 5ª turma da capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã

Compartilhe

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) participou da cerimônia de abertura da 5º turma do curso de capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã, que aconteceu nesta quinta-feira (09), no Auditório anexo na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Mariano Ferreira de Nazareth, no Centro de Domingos Martins. 

Esta capacitação encerra o ciclo de ações que tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade e à violência do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A diretora presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, frisou o estreitamento da parceria com o IJSN e a Sesp ao longo desse ciclo, que deve continuar. “Já detectamos que surgiram demandas das prefeituras, que entraram em contato conosco, para saber mais a respeito do tema. Então, estamos sempre à disposição, seja com nossa grade de cursos já existentes ou para construir outras capacitações, dentro que for solicitado pelos vários órgãos públicos existentes. Acessem nosso site [www.esesp.es.gov.br] e entrem em contato. Estamos sempre de portas abertas”, pontuou.

A palestra da aula inaugural foi do diretor-presidente do IJSN, professor Daniel Cerqueira, que lembrou que a demanda desse tema surgiu em meio à pandemia, e foi trazida pela Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Espírito Santo (Feconseg/ES).

“A partir dessa solicitação foi construído o curso, que está seguindo os preceitos do programa Estado Presente em Defesa da Vida, com ênfase em dados de investigação científica, trabalho coordenado de inteligência das polícias e participação da sociedade. O Estado está investindo muito ao contratar novos policiais, realizando diversos treinamentos com todo efetivo e comprando equipamentos. Além disso, estamos trazendo a sociedade para participar. Segurança não é um tema do Estado e, sim, uma demanda da população. Estamos caminhando para ouvi-la cada vez mais”, afirmou Cerqueira.

Já a coordenadora do curso, Bárbara Cabalero, reforçou que o curso é voltado para lideranças comunitárias e servidores municipais engajados na área de segurança pública. “O objetivo é resgatar a participação da sociedade no planejamento das políticas de segurança. O Espírito Santo já teve mais de 100 conselhos comunitários ativos e hoje tem menos de 30. A gente quer resgatar esse engajamento, essa atuação social em conjunto com o Estado. Vamos dar continuidade, trazendo outras ações do Estado, na reconstrução dos conselhos comunitários ainda este ano”, garantiu.

 

Leia também

EUA: americano come 63 cachorros-quentes em 10 minutos e vence concurso

Chestnut possa para foto antes da competição, com 76 hot dogs numa bandeja. — Foto: AP Photo/Julia Nikhinson O...

Policiais tiveram muito trabalho neste final e início de semana em São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Nova Venécia

Na tarde do último sábado (02), militares deslocaram ao Córrego Tibúrcio, zona rural de Nova Venécia, onde teria...

Homem é preso após agredir a esposa e pisar no pescoço da filha em Vila Pavão

Um homem de 51 anos foi preso na tarde deste sábado (2) após agredir a esposa e a...

Soro de leite a R$ 4,49 viraliza nas redes, após leite chegar a quase R$ 10

Internautas brincam que produto foi a opção que restou aos brasileiros, diante do salto nos preços e do...

Óculos, carteira e dinheiro são furtados dentro de carro na zona rural

Na tarde desta quarta-feira (29), durante patrulhamento tático motorizado, policiais militares foram solicitados para atender uma ocorrência de...

Desemprego apresenta queda em diferentes índices e alcança cenários da pré-pandemia

O desemprego no Brasil alcança atualmente níveis mais baixos do que aqueles registrados no período pré-pandemia. É isso...

Bolsonaro fez ataques ao TSE e teve apoio da Defesa em reunião ministerial

MARIANNA HOLANDA E MATHEUS TEIXEIRA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A reunião do primeiro escalão do governo convocada pelo...

Conheça a história do código secreto deixado por Chico Xavier

MARCELO TOLEDO UBERABA, MG (FOLHAPRESS) - Uma senha deixada a três pessoas pelo médium Chico Xavier (1910-2002), cuja...