Escolas de Nova Venécia recebem capacitação sobre Censo Escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ofertou a professores das escolas multisseriadas e infantil do campo e secretários das unidades escolares, formação específica sobre o Censo Escolar.

A primeira etapa, módulo ‘Matrícula Inicial’, aconteceu no auditório da Secretaria e foi ministrada pela técnica responsável pelo sistema Educacenso, Laiani Costa Silva, atendendo as 58 escolas da rede.

Objetivando traçar um perfil mais próximo da realidade da educação brasileira, a formação instrumentaliza os profissionais para realizar a demanda com um levantamento de dados o mais fiel possível.

O Censo Escolar é realizado, anualmente, e traz dados estatísticos-educacionais de âmbito nacional. Com ele, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), verifica, desde o número de matrículas e rendimento dos alunos, até a infraestrutura das escolas e funções docentes. Os dados são fornecidos pelas próprias escolas públicas e privadas e redes de ensino estaduais e municipais.

A secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, que esteve presente durante a capacitação, falou sobre a seriedade na realização do Censo. “As políticas públicas educacionais no Brasil, sobretudo, as ações financiáveis, os programas e projetos federais e estaduais com recursos financeiros, são pautados em dados coletados pelo Censo Escolar. Por isso é tão importante e de grande responsabilidade informar, com fidelidade, a realidade das unidades de ensino da nossa rede”.


Leia mais

Leia também