Escolas técnicas do Espírito Santo oferecem quase 800 vagas em cursos profissionalizantes de graça para 2022 • SiteBarra

Escolas técnicas do Espírito Santo oferecem quase 800 vagas em cursos profissionalizantes de graça para 2022

Estão abertas as inscrições para admissão de alunos nas escolas técnicas do governo do Espírito Santo. Ao todo, 795 vagas estão abertas em 15 opções de cursos técnicos profissionalizantes. As aulas terão início no primeiro semestre de 2022.

Iniciado na última quarta-feira (15), o período de inscrições vai até o dia 29 de dezembro. Os cursos têm entre 800 e 1.200 horas/aula, com tempo de duração de um a dois anos.

As 795 vagas estão distribuídas entre dois Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET), que passaram a integrar o Sistema Universidade do Espírito Santo (o UniversidadES ): o Vasco Coutinho, em Vila Velha, na Grande Vitória, e o Talmo Luiz Silva, em João Neiva, no Norte do estado.

  • No CEET Talmo Luiz Silva, as opções de curso são:
  1. Administração
  2. Automação Industrial
  3. Estética, Gastronomia
  4. Mecânica e Segurança do Trabalho
  • Já no CEET Vasco Coutinho, as vagas são para
  1. Administração,
  2. Estética
  3. Eventos
  4. Gastronomia
  5. Informática
  6. Logística
  7. Modelagem do Vestuário
  8. Multimídia
  9. Produção de Moda
  10. Programação de Jogos Digitais
  11. Rádio e Televisão
  12. Rede de Computadores.

Para candidatar-se ao curso Técnico em Estética, por ser um curso da Área da Saúde, o candidato deverá ter a idade mínima de 18 anos, a contar no primeiro dia letivo, ou seja, 02 de fevereiro de 2022.

As aulas poderão ser realizadas presencialmente, no sistema híbrido de ensino ou totalmente on-line, obedecendo o mapa de risco do Estado do Espírito Santo, divulgado semanalmente.

O processo seletivo é destinado a pessoas que tenham concluído o Ensino Médio de forma regular ou na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) em qualquer rede de ensino. Também podem se inscrever alunos que estejam cursando a 3ª série do Ensino Médio.

Para se candidatar, os interessados devem acessar o site Acesso Cidadão e fazer um cadastro, usando número de CPF e e-mail pessoal. Os dados usados devem ser os do próprio candidato e não o de outras pessoas. Caso o usuário já tenha cadastro no portal, não será necessário refazê-lo.

Após o cadastramento, é preciso acessar a página Inscrição e Seleção de Alunos e clicar no item “Técnico Sectides”, para preencher a ficha de inscrição.

O interessado deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. O candidato que fizer uso do nome social deverá informá-lo no momento da inscrição.

A seleção é realizada por meio das pontuações do resultado anual/média final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática referentes ao ano letivo de 2020, ou ao último ano do ensino médio cursado pelo candidato com resultado aprovado.

Serão classificados para matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente. O resultado dos classificados será divulgado no dia 05 de janeiro de 2022, a partir das 14h, nos sites da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico e Inscrição e Seleção de Alunos.