Escolas da Rede Estadual iniciam aplicação das Avaliações Diagnósticas

Com o objetivo de diagnosticar as aprendizagens/habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 2020 e nortear o planejamento das equipes pedagógicas, as escolas deram início à aplicação das Avaliações Diagnósticas 2021. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo, nessa segunda-feira (01).

Na manhã dessa quarta-feira (03), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Catharina Chequer e a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dante Michelini, ambas localizadas no município de Vila Velha, iniciaram as avaliações.

O diretor da Escola Catharina Chequer, William Mantovani, destacou que a avaliação é um ato pedagógico, pelo qual, mediante seus resultados, os estudantes e professores tomam consciência da progressão na aprendizagem. “A avaliação diagnóstica identifica as fragilidades na aprendizagem com relação aos conteúdos propostos em cada etapa da educação básica. É uma ferramenta fundamental na elaboração do plano de ensino de cada professor e auxilia na confecção do plano de ação da escola”, pontuou o diretor.

Avaliação Diagnóstica 2021

A Avaliação Diagnóstica teve início nessa segunda-feira (01) e será realizada até 14 de março, por ano/série, por meio impresso e digital. O formato impresso será aplicado para todos os alunos das séries iniciais (3º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. Já a avaliação digital será aplicada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio Regular, que tenham acesso à Internet, em casa ou na escola.  O estudante poderá ter acesso às avaliações por meio da plataforma Google Sala de Aula ou pelo Aplicativo EscoLAR. O link da avaliação está disponível na sala de aula do estudante.

Confira o cronograma de aplicação:

Ensino Fundamental – Anos Iniciais (3º ao 5º ano)
01/03 a 14/03: 
Língua Portuguesa e Matemática

Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano)
01/03 a 07/03: 
Língua Portuguesa, Ciências e Geografia
08/03 a 14/03: Matemática, História e Inglês

Ensino Médio Regular (1ª à 3ª série)
01/03 a 07/03: 
Língua Portuguesa, Física e Geografia (1ª à 3ª série), Filosofia e Sociologia (somente para 2ª e 3ª série)
08/03 a 14/03: Matemática, Biologia, Química, História e Inglês

 Dúvidas frequentes:

Como podemos ajudar os estudantes que não conseguem realizar as avaliações em formato digital em suas residências?

Cada escola, a partir de sua realidade, deverá organizar a disponibilização das avaliações em formato impresso ou digital (por meio da utilização dos laboratórios de Informática, chromebooks ou dispositivos eletrônicos dos próprios alunos) a todos os estudantes.

Deve-se garantir a disponibilização das avaliações diagnósticas, em formato impresso para realização domiciliar, aos estudantes que não têm acesso à Internet e que estejam amparados por legislação específica (com comorbidade, enfermos, gestantes e outros), devidamente comprovado por meio de atestado médico.

O estudante que não tenha acesso à Internet e não esteja frequentando as aulas presenciais poderá, por meio da autorização de seu responsável, permanecer na unidade de ensino (apenas para a realização das avaliações diagnósticas), nos dias e horários previamente agendados pela unidade de ensino.

Os estudantes, público-alvo da Educação Especial, farão as avaliações diagnósticas?

É de responsabilidade da unidade de Ensino organizar a dinâmica de aplicação das avaliações diagnósticas garantindo o apoio e o suporte necessário (intérprete, leitor, prova ampliada…) ao estudante, público-alvo da educação especial, assegurando todas as condições necessárias para que tenha acesso adequado à avaliação diagnóstica, de acordo com a deficiência apresentada.

Além das avaliações, os estudantes, nas semanas de aplicação, também realizarão as APNPs?

Os professores dos componentes curriculares contemplados pela avaliação diagnóstica ficarão isentos de postagem de APNP, em sua respectiva semana de aplicação, a fim de possibilitar que auxiliem a escola na inserção das respostas dos alunos (que realizarão as avaliações em formato impresso) na plataforma do CAEd e monitorem/apoiem os estudantes, incentivando a participação de todos.

O que fazer se o aluno acessar o Google Sala de Aula, mas não aparecer a postagem da Avaliação Diagnóstica?

Conferir o cronograma, verificando se está no período correto da postagem; verificar se houve a postagem, com o link de acesso, na Sala Google do referido aluno; conferir se o aluno está acessando a aba “Atividades” do Google Sala de Aula; caso o aluno esteja acessando a avaliação por computador, pedir que atualize a página, utilizando o comando F5 do teclado ou diretamente no navegador de Internet. Lembre-se: o ideal é usar o navegador Google Chrome para evitar incompatibilidade; caso o aluno esteja acessando a avaliação pelo Aplicativo EscoLAR, solicitar que ele saia totalmente da conta institucional e faça o login novamente; caso o aluno esteja acessando a avaliação pelo Aplicativo EscoLAR e o problema persistir, solicitar ao estudante que desinstale o aplicativo e o instale novamente.

O que fazer se o aluno acessar o Google Sala de Aula, clicar no link da Avaliação Diagnóstica, mas não conseguir fazer o login para acessar a prova?

Verificar a data de efetuação de matrícula do aluno: existe o prazo de até sete dias para liberação do acesso às Avaliações Diagnósticas após a data de matrícula. A liberação de acesso ao Google Sala de Aula é mais rápida, assim o aluno pode acessar a Sala Google, mas ainda não conseguir acessar a Avaliação Diagnóstica; ultrapassado o prazo de sete dias, pode tratar-se de instabilidade momentânea da Internet; Caso o problema persistir, enviar e-mail para avaliacao@sedu.es.gov.br com o nome completo do aluno, o RA (nº de matrícula) e o e-mail institucional do estudante.

O aluno fez a avaliação de um componente curricular, porém as outras não aparecem no Google Sala de Aula, o que fazer?

As provas serão postadas em blocos (por semana), ou seja, para cada bloco há um único link que direciona diretamente à plataforma do CAEd, onde estarão as avaliações de vários componentes curriculares, conforme cronograma.

Oriente o aluno a, quando acessar a plataforma do CAEd, rolar a página. Assim, ele verá os outros cadernos de teste (dos demais componentes curriculares). É só clicar sobre o caderno de teste desejado para ter acesso às avaliações. Conferir os passos das perguntas de Nº4 e Nº5.

Como concluir a avaliação? Aparece a opção de encerrar a avaliação?

Não existe um botão ou opção de concluir a avaliação. As respostas são salvas automaticamente a cada questão que o aluno responde.

O aluno pode reabrir e editar as respostas durante todo o período em que a prova estiver disponível, conforme o cronograma.

A orientação é que, ao chegar à última questão do caderno de teste, o aluno clique em REVISAR, assim, aparecerá a lista de todas as questões (atividades) e suas respectivas situações (preenchida ou em aberto). Se o aluno já preencheu todas as questões, ele já finalizou a avaliação diagnóstica daquele componente curricular.

8) Consta para a escola que o aluno não realizou a prova?

Caso o aluno tenha feito a avaliação diagnóstica corretamente, o sistema pode demorar até duas horas para processar essa informação, até que esteja disponível no painel de monitoramento.

Dúvidas e informações: Subgerência de Avaliação Educacional (SAE), pelo e-mail avaliacao@sedu.es.gov.br ou dos telefones 3636-7812 / 3636-7813.

ALUNO: Confira AQUI o Manual de Instruções para acesso às Avaliações Diagnósticas

DIRETORES E SREs: Confira AQUI o Manual de Instruções para acesso às Avaliações Diagnósticas

Diretrizes Operacionais e Pedagógicas

 Confira o anúncio das Avaliações Diagnósticas pelos canais:

▶️ Youtube: https://bit.ly/3qU9yhh

▶️ Instagram: https://bit.ly/3dQlehA

 

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