Escola realiza atividades do Maio Amarelo e conscientiza alunos em Vitória

O comportamento seguro no trânsito se aprende desde cedo. Pensando nisso, uma escola de Vitória trabalhou nas últimas semanas a temática com seus alunos do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental e conscientizou os pequenos a contribuírem para um trânsito mais seguro. As atividades educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o movimento Maio Amarelo foram inspiração para os professores desenvolverem as atividades.

A diretora pedagógica da Escola Cristo Redentor, Maria Inês Hautequest Rodrigues, conta que os alunos já participam, há alguns anos, das atividades no Detranzinho, o espaço de educação do Detran|ES, e neste ano, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a ação foi desenvolvida na escola. “A campanha do Detran do Maio Amarelo foi nossa mola propulsora, pois a partir dela desenvolvemos nosso projeto. Os alunos assistiram a vídeos informativos, cantaram músicas, participaram de debates, produziram textos, mini maquetes, entre tantas atividades em diferentes disciplinas. Também distribuímos textos informativos e fitinhas do Maio Amarelo. O nosso objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância de respeitar as leis do trânsito e também, por meio deles, atingir os pais. Foi muito gratificante ver a participação dos alunos e o aprendizado para a vida deles”, disse.

Na turma do 5o ano, umas das atividades foi fazer uma paródia com o tema do trânsito. O Caio Bassani Pansiere Amorim Cezana, de 10 anos, compôs a letra e cantou uma música com a ajuda da mãe, a servidora do Detran|ES, Karol Bassani Amorim. Na letra, o aluno mostra que aprendeu que para fazer um passeio tranquilo de carro no fim de semana é preciso usar o cinto de segurança e dirigir na velocidade permitida. “A atividade envolveu toda a família. De uma forma divertida, pesquisamos e compartilhamos conhecimentos voltados para a segurança no trânsito. O momento me chamou atenção quanto à importância de os pais darem exemplo e ensinarem os filhos sobre o tema. Além disso, a inserção do assunto nas aulas tem sido fundamental para o aprendizado do meu filho, que, aos 10 anos, já analisa e reprova atos que causam riscos de acidentes no trânsito”, afirmou Karol Bassani. Ouça o áudio aqui.

A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Sibaldo Zambone Silverol, que trabalha diariamente com o tema no Detran|ES, também aprovou a iniciativa. A filha Betina Zambone Silverol, de 8 anos, estuda no 3o ano na escola e chegou em casa com a fitinha amarela no braço. “Achei louvável a inciativa da escola de trabalhar a segurança no trânsito, que é um tema tão importante e necessário a ser discutido com as crianças. Fiquei muito feliz de saber que a minha filha realizou atividades relacionadas ao trânsito na aula de educação física, por exemplo, e que ela fez uma atividade sobre as placas de trânsito. Achei que a escola foi muito dinâmica em colocar o tema de forma multidisciplinar”, elogiou.

Para a diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, o papel das escolas é fundamental para a conscientização das crianças. “O Detran busca levar a educação de trânsito para escolas e empresas com o objetivo de sensibilizar o máximo de pessoas para que entendam que atitudes responsáveis no trânsito podem salvar vidas. Inserir a temática ‘trânsito’ nas escolas e no contexto diário das crianças, além de incentivá-las a adotar comportamentos mais seguros nos seus deslocamentos, tem grande impacto na vida dos pais ou responsáveis, pois elas levam o aprendizado para suas casas e ainda cobram dos pais que cumpram o que aprenderam quando estão com eles no trânsito. A escola está de parabéns pela iniciativa e outras escolas que também quiserem trabalhar o tema podem entrar em contato com a equipe de educação do Detran”, destacou.

Atividades do Detran|ES

Durante todo o mês de maio, o Detran|ES vem promovendo o Maio Amarelo no Estado, por meio de campanha publicitária educativa na televisão, rádio, Internet, mobiliário urbano e desenvolve ações educativas e palestras digitais.

As atividades continuam durante todo o ano e as empresas e instituições de ensino que tiverem interesse em agendar uma palestra com o Detran|ES podem fazer a solicitação por meio de ofício encaminhado para o e-mail cocep@detran.es.gov.br. Para obter outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3137-9076. As atividades estão sendo realizadas de forma on-line e também presencial, respeitando todos os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).


Leia mais

Leia também