Escola em Tempo Integral de Nova Venécia conta com conjunto de inovações

Compartilhe

 

» O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, com a secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, a diretora da EMEFIT Bairro Altoé, Elaine Oliveira dos Santos, e equipe do PROETI

Atividades lúdicas, esportivas, culturais, empreendedorismo e fortalecimento da aprendizagem são algumas das novidades que compõem a nova organização curricular para o ano letivo 2022 na EMEFTI Bairro Altoé.

De acordo com o decreto de n° 17.135 de 14 de dezembro de 2021, a implantação do ensino em tempo integral no município de Nova Venécia traz uma série de inovações, que tem como objetivo a melhoria da oferta e qualidade no ensino fundamental. A nova organização curricular do 1º ao 5º ano em tempo integral tem o aumento do número de aulas de matemática, língua portuguesa, arte e educação física.

Além das disciplinas base, o diferencial para o ensino em tempo integral da EMEFTI Bairro Altoé será a formação de crianças com perspectivas de futuro, capazes de realizar sonhos. Para isso o currículo conta com projetos integradores, fortalecimento da aprendizagem (reforço escolar) com material didático específico, estudo orientado, aulas de práticas e vivências em protagonismo. Acolhimento aos estudantes e a família também fará parte da rotina escolar.

Os alunos vão permanecer na escola das 7h20 às 17h. Ao chegar na unidade, eles serão acolhidos e farão a primeira refeição. Durante o dia serão disponibilizadas quatro refeições para os estudantes. “Nossa preocupação enquanto gestor municipal, é ter uma visão ampla de todos os projetos do nosso município, e não seria diferente com o ensino integral implantado na nossa gestão. Vamos cuidar dos detalhes, já que uma boa alimentação é fundamental para que nossas crianças tenham um melhor rendimento no aprendizado”, disse o prefeito, André Fagundes.

Os profissionais que vão atuar na EMEFTI Bairro Altoé terão dedicação exclusiva. “Acreditamos que a exclusividade dos profissionais vai facilitar o planejamento pedagógico coletivo de forma integrada e articulada, com foco na aprendizagem, garantindo assim, aulas mais atrativas e dinâmicas”, assegurou a secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim.

A Secretaria de Educação de Nova Venécia disponibilizou 190 vagas para o ensino em tempo integral. Segundo a coordenadora municipal do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral – PROETI, Hosana Maria, a busca pelas matrículas foi um sucesso e a proposta do programa muito bem aceita pelos pais venecianos. Ela disse ainda que a unidade escolar possui algumas vagas disponíveis e que o transporte escolar está garantido para os estudantes que moram em outros bairros.

Leia também

Procon proíbe venda da bebida Del Valle Fresh no Distrito Federal

O Procon do Distrito Federal proibiu hoje (16) a venda da bebida Del Valle Fresh. A decisão, que vale somente...

Conheça ‘Garibolt’, o coletor e atleta que é ágil no trabalho e nas pistas de corrida

Salta do caminhão, recolhe sacos de lixo, corre atrás do caminhão, sobe nele mais uma vez e segue...

Operação Asas Livres resgata pássaros em cativeiro em Barra de São Francisco

  Local: Barra de São Francisco/ES. Equipe: 3° Sgt PM Gonçalves e Sd PM Justino Viatura de Prefixo: PA 077 Apreensões realizadas...

Mais de 92 mil agricultores familiares irão receber Garantia-Safra em maio

Neste mês, mais de 92 mil agricultores da Bahia e de Minas Gerais irão receber o benefício do...

Chuva, frio e até geada: massa de ar polar vai derrubar temperatura no Espírito Santo esta semana

A massa de ar polar, que vai derrubar as temperaturas no Brasil e no Espírito Santo essa semana,...

NDICADORES: preço do café arábica sofre queda nesta segunda-feira (16)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a segunda-feira (16) com queda de 0,93% no preço...

Acusado de dupla tentativa de homicídio no Espírito Santo é preso no Sul de Minas

Um homem de 26 anos, acusado de dupla tentativa de homicídio no Estado do Espírito Santo, foi preso...