Escola em área de assentamento tem projeto selecionado na Feira de Tecnologias de Mato Grosso do Sul

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Valdício Barbosa dos Santos, localizada em área de assentamento, no município de Conceição da Barra, teve o projeto “Técnicas Sustentáveis no Cultivo do Café Conilon” selecionado na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS).

A escola desenvolve o cultivo do Café Conilon em uma área na própria. O projeto tem por objetivo promover uma interlocução entre teoria e prática na implementação de um manejo sustentável, sem a utilização de produtos químicos na produção cafeeira, com diminuição dos custos na condução das lavouras.

O estudo do cultivo de café conilon de maneira sustentável iniciou nas aulas de Ciências Agropecuárias e Prática na Propriedade Familiar, com as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de promover uma troca de experiência entre prática e teoria.

Na primeira etapa, os estudantes participaram de aulas teóricas sobre a cadeia produtiva do café conilon, seu manejo, custo benefício, receitas e despesas. Os estudantes puderam entender que é possível desenvolver o cultivo com baixo custo, otimização da mão de obra e sem adubação química, utilizando matéria orgânica da própria área de experimento da escola.

A experiência desenvolvida é uma alternativa de cultivo que pode ser desenvolvida pelos estudantes no lote de produção familiar, considerando que a grande maioria é de filhos de agricultores assentados que cultivam o café. 

As experiências realizadas na escola vêm motivando os estudantes e seus familiares para o desenvolvimento de vários experimentos em seus lotes de produção, como o cultivo de hortaliças, frutas entre outros alimentos, respeitando o uso dos recursos naturais e a vida na terra. 

A ação vem ao encontro com a proposta de Educação no Campo, a qual os estudantes são protagonistas, e cada etapa do projeto é desenvolvida junto com seus respectivos educadores. Além disso, contribui para o trabalho em equipe e na auto-organização.

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/channel/UCsZGjWnU4rSvPGpGrfyU4ng

 

Leia mais

Sesa irá homologar laboratórios particulares para realizar diagnósticos da Covid-19

A Secretaria da Saúde publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (27), a Portaria 069-R, que estabelece...

Anvisa libera testes de vacina chinesa contra o novo coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou...

Festa de casamento com mais de duzentas pessoas é interditada em Fundão

A Defesa Civil de Fundão, com apoio da Polícia...

Leia também

Sobrinho de Pablo Escobar encontra US$ 18 milhões em parede de apartamento

Cinco anos depois de se mudar para um apartamento em Medellín (Colômbia) deixado por seu tio, o narcotraficante Pablo Escobar, Nicolás Escobar achou milhões de...

Norte do ES: criança de 6 anos morre depois de ser espancada

Uma criança de 6 anos morreu, nesta sexta-feira (25), depois de ser espancada. O menino estava internado em coma na Unidade de Terapia Intensiva...

Espírito Santo segue com quatro cidades aptas a ter segundo turno nas eleições de 2020

  O Espírito Santo tem quatro cidades com mais de 200 mil eleitores, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para...

ES: carro é roubado e bandidos ligam para o dono pedindo dinheiro para devolver veículo

  Bandidos roubaram o carro de um aposentado nesta quinta-feira (24) e depois ligaram para o celular dele fazendo ameaças e pedindo dinheiro para devolver...