Escola de Linhares lança livro sobre pandemia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José de Caldas Brito, localizada em Linhares, realizou um evento para lançar o primeiro livro da unidade de ensino, intitulado “Há vida na Pandemia – Relatos de estudantes e professores da EEEFM José de Caldas Brito”.

O livro, que conta com 104 páginas, tem como foco o incentivo à leitura e reúne textos e desenhos de alunos e servidores, resultado de um trabalho que revela a experiência de um momento histórico, com a realização de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

A solenidade foi marcada por momentos emocionantes, especialmente pela homenagem ao ex-diretor Jocival Marchiori, da EEEM Emir de Macedo Gomes, vítima do novo Coronavírus (Covid-19).

A ocasião também foi utilizada para marcar o início das aulas do Projeto de Robótica na unidade escolar, tendo como tema “Aprendendo Robótica na Escola: uma abordagem usando a metodologia ABP”, que está sendo realizado em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Linhares.

O objetivo do Projeto de Robótica é promover a difusão do ensino da robótica na Rede Estadual, aplicando tecnologia da indústria 4.0 e a metodologia ativa da aprendizagem baseada em problemas. O projeto atenderá 160 estudantes.

Segundo a diretora Maria da Penha Valani Giuriato, o evento foi marcado pela emoção e pelo sentimento de dever cumprido. “Não sabemos que tipo de escola a pandemia vai nos legar, seja ele qual for, precisamos cada vez mais de uma escola humanizada e humanizadora, que se predisponha a aprender sempre e que saiba a importância de uma escuta ativa ao aluno e aos seus colaboradores”, disse.