ES: sem proteção, familiares ajudam a enterrar corpo de vítima da Covid-19

Um enterro no maior cemitério público do Sul do Espírito Santo, em Cachoeiro de Itapemirim, chamou a atenção pelo descumprimento das normas de prevenção ao contágio do coronavírus, na noite desta quarta-feira (26). A informação é de Leandro Manhães, do G1 ES.

Conforme o Guia para o Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus – Covid-19, publicado em março pelo Ministério da Saúde, a retirada e o transporte dos corpos de vítimas da doença deve ser feita por equipe com roupas especiais, máscaras e luvas.

Mas, apesar de o atestado de óbito ter apontado a Covid-19 como uma das causas da morte, familiares que não tinham equipamentos de proteção individual (EPI’s), ajudaram a carregar o caixão.

De acordo com a família, a vítima era uma senhora que estava internada em um hospital da Grande Vitória e que morreu nesta quarta-feira (26).

A funerária responsável explicou que o corpo foi liberado por volta das 17h e, por causa do trânsito intenso na Grande Vitória, só chegou à noite em Cachoeiro de Itapemirim para o enterro.

A operadora de caixa Ana Paula, que é sobrinha da vítima, disse que havia apenas um coveiro disponível para ajudar no sepultamento.

“Só tinha um coveiro em cima. O outro já estava lá embaixo. Como ele ia descer com o caixão na chuva, naquele morro escorregadio?”, questionou.

Em nota, a prefeitura de Cachoeiro disse que fornece Equipamentos de Proteção Individual aos servidores dos cemitérios e que está apurando o fato.

Em situações como essa, segundo a prefeitura, a orientação é que a funerária mantenha o corpo refrigerado em suas instalações até o dia seguinte, para que seja feito o sepultamento dentro das normas previstas.

A funerária não esclareceu por que o corpo foi levado mesmo com as recomendações da prefeitura sobre horários de sepultamento.

Atestado de óbito apontou Covid-19 como a causa da morte — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Atestado de óbito apontou Covid-19 como a causa da morte — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Leia mais

Leia também