ES: Receita Federal investiga esquema de fraude em deduções inseridas no Imposto de Renda

Uma investigação da Delegacia da Receita Federal em Vitória aponta que cerca de 3.700 declarações do Imposto de Renda, dos exercícios de 2016 a 2020 de um grupo de 800 contribuintes, contêm deduções suspeitas com o intuito de reduzir o imposto devido.

As investigações indicam que as declarações foram preenchidas por um intermediário, que aumentaria o imposto a ser restituído dos contribuintes.

De acordo com a Receita, como os contribuintes delegavam o preenchimento de suas declarações, não é possível afirmar que tinham conhecimento da ilicitude.

Os contribuintes são na sua maioria capixabas, mas foram identificados também contribuintes de outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que se utilizaram do mesmo intermediário.

Segundo o órgão, com base no que foi apurado até agora, estima-se que as deduções indevidas atinjam o valor de R$ 20 milhões.

Os contribuintes identificados terão suas declarações retidas em malha fiscal e serão intimados a comprovar as despesas declaradas, ainda que tenham sido informadas por terceiros.

Entretanto, enquanto não receberem as intimações, poderão se autorregularizar por meio da entrega de declarações retificadoras, hipótese em que não sofrerão a imposição de multas.

“A Receita Federal alerta aos contribuintes que desconfiem de pessoas que prometem facilidades para reduzir o valor de imposto a pagar ou o aumento do imposto a restituir”, divulgou o órgão.

Os contribuintes que não se autorregularizarem serão chamados a prestar esclarecimentos à Receita, podendo ser autuados pelos valores devidos, acrescidos de multas de até 150% sobre o valor do imposto apurado, além dos juros moratórios. Também poderão sofrer as sanções penais previstas para os crimes contra a ordem tributária.

O prazo para envio das declarações do Imposto de Renda 2020 se encerra no dia 30 de junho.

 

Leia mais

AMOR CONTIDO

Quão grande é o mar. Breve é o tempo de amar. Amar que me faz respirar. Musica que me faz inspirar. Paixão que me deixa sufocar. A razão me...

Espírito Santo vai flexibilizar regras de rescisão de parcelamentos

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou...

Ministério habilita leitos para tratar pacientes com insuficiência respiratória

– Foto: Banco de imagens O Ministério da Saúde autorizou a habilitação de leitos...

Setur consolida Plano de Retomada do Turismo com o Contures

Logo após o pronunciamento do governador do Estado, Renato Casagrande, na última terça-feira (09), quando a...

Leia também

Governo anuncia simplificação do eSocial e modernização de normas do trabalho

Segundo o Ministério da Economia, o texto atual estava em vigor desde 2005 e dificultava e inviabilizava a adoção de soluções trabalhistas no setor...

“Perdemos um terço da estrutura produtiva. Nossa retomada vai depender do aumento do consumo no Brasil”, diz coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados

A crise causada pela pandemia da Covid-19 teve impacto significativo no mercado calçadista brasileiro. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de calçados,...

Novo regulamento para o setor de radiodifusão passa a valer a partir de 3 de novembro

O setor de radiodifusão vai passar por uma série de mudanças em sua regulamentação. A principal delas é o novo Regulamento sobre Canalização e...

Mobilização pelo Emprego e Produtividade promete facilitar a vida de empreendedores

Com a pandemia, não foi só a saúde que enfrentou dificuldades. Até final de julho deste ano, mais de 13 milhões de brasileiros ficaram...