ES: quase 30 mil pacotes de café são apreendidos por não atenderem aos padrões de qualidade • SiteBarra

ES: quase 30 mil pacotes de café são apreendidos por não atenderem aos padrões de qualidade

Três marcas de café tiveram 28 mil unidades de seus produtos apreendidas em supermercados das cidades de Vila Velha, Serra e Cariacica, na Grande Vitória, por não atenderem aos padrões mínimos de qualidade exigidos.

As apreensões ocorreram nesta segunda-feira (10) durante uma operação realizada pela Polícia Civil com base em laudos emitidos pelo Laboratório Central (Lacen).

De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), delegado Eduardo Passamani, as investigações apontam que os cafés recolhidos possuem alta quantidade de cascas e paus, além de alto teor de umidade. Para completar, os rótulos não informavam padrões básicos, como a indicação do lote.

As fiscalizações têm como objetivo tirar de circulação cafés torrados e moídos com irregularidades. Oito estabelecimentos capixabas foram vistoriados nos bairros Gaivotas, Aribiri, Alecrim e Porto Novo, em Vila Velha; em Porto de Santana e São Francisco, em Cariacica, e em Barcelona, na Serra.

Todo o material apreendido ficou em um depósito dentro dos supermercados fiscalizados. As empresas produtoras serão investigadas por crime contra a relação de consumo.

Até o momento, a Polícia Civil não informou quais foram as marcas de café retiradas de circulação, pois as investigações ainda estão em curso.

A operação é da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), de acordo com laudos expedidos pelo Laboratório Central (Lacen).

Oito supermercados capixabas foram alvos da operação. Nomes das marcas não foram revelados — Foto: Foto: divulgação/PCES

Oito supermercados capixabas foram alvos da operação. Nomes das marcas não foram revelados — Foto: Foto: divulgação/PCES