ES: policial que matou jovem já rendido é o mesmo que atirou contra motoboy inocente em 2020

Compartilhe

Responsável por dar os dois tiros no peito que resultaram na morte de Weliton Silva Dias, de 24 anos, no dia 2 de abril no bairro São José, em Vitória, o policial militar Sandro Frigini é o mesmo envolvido no caso do motoboy saque Rezende de Araújo, que foi considerado inocente pela Justiça após ter sido preso e acusado de roubo. Na época, a corregedoria da PM encontrou indícios de crime militar. As informações são de Maíra Mendonça, da TV Gazeta.

O fato aconteceu em dezembro de 2020 na Grande São Pedro, mesma região em que Weliton foi morto. Na época, Isaque, morador do bairro Estrelinha, foi baleado na perna pelos policiais, que alegaram que ele teria assaltado duas mulheres, resistido à abordagem e atirado contra os PMs.

Isaque e seus familiares, no entanto, contestaram esta versão. O motoboy conta que estava entregando lanches no momento em que foi preso. A esposa dele também deu sua versão dos fatos.

“Quando ele saiu, eu vi ele todo machucado. Estava com a boca machucada, com a perna e o pé enfaixados, porque ele foi atingido por três tiros. O que ele disse foi que parou para pedir uma informação, as moças acharam que ele ia assaltar e ele ligou a moto e saiu. Logo depois passou uma viatura e começou a ir atrás dele, sem dar ordem de parada, sem ligar a sirene, e começaram a atirar. Foi quando ele parou a moto e começou a apanhar. Os moradores se revoltaram”, contou Rayna Silva.

Em fevereiro deste ano, a Justiça decidiu arquivar o inquérito que havia sido instaurado para investigar Isaque. A juíza Lívia Regina Savergnini Bissoli Lage entendeu que não havia provas para justificar as alegações dos PMs.

Por outro lado, o relatório final da corregedoria da PM, assinado pelo coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, concluiu que há indícios da prática de crime militar e transgressão da disciplina militar na conduta dos quatro soldados que participaram da abordagem a Isaque. Um deles é Sandro Frigini.

No documento da corregedoria, consta que não foram encontrados vestígios nas mãos do motoboy de que ele teria realmente atirado e a suposta arma nunca foi encontrada.

Motoboy Isaque Rezende de Araújo foi preso por PMs, mas a Justiça arquivou o inquérito — Foto: Divulgação

Motoboy Isaque Rezende de Araújo foi preso por PMs, mas a Justiça arquivou o inquérito — Foto: Divulgação

Além disso, parte dos materiais que estavam com Isaque não foram devolvidos à família, como os lanches que ele saiu pra entregar, parte do dinheiro e o capacete.

O documento foi encaminhado à Justiça Militar, mas os policiais foram mantidos em serviço.

Em nota, a Polícia Militar informou que o Inquérito Policial Militar (IPM) que foi instaurado para apurar o caso ocorrido em 2020 foi transformado em um processo comum, cabendo ao Poder Judiciário estadual adotar medidas legais.

No entanto, Sandro Frigini é alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) por conta desse caso, que ainda está em tramitação. Como não houve determinação legal para o afastamento dos policiais envolvidos, eles continuaram atuando normalmente.

A situação só mudou após a morte de Weliton no último sábado, quando Sandro Frigini e o outro PM envolvido na ocorrência foram afastados das ruas. Outro IPM foi aberto para apurar a morte.

Esta semana, a mãe de Weliton se manifestou sobre o afastamento dos policiais.

“Pelo que eles fizeram, não valeu nada. Vão continuar recebendo, estão vivos. Já são de idade, vão continuar a viver, e o meu filho está morto. Isso para mim não é castigo nenhum. Eu esperava que pelo menos fossem presos. Pelo menos isso. Não preso debaixo da terra como está o meu filho com 24 anos”, contou a mãe, que preferiu não se identificar.

Wellington da Silva Dias de 24 anos morreu após ser baleado por PM em Vitória neste sábado (2)

Wellington da Silva Dias de 24 anos morreu após ser baleado por PM em Vitória neste sábado (2)

Leia também

Motociclista morre em acidente na Rodovia do Café em São Gabriel da Palha

Um homem de 38 anos, identificado apenas como Cláudio Bruno, morreu em um acidente com a moto em...

Empresa instala canteiros de obras para recuperação da ES-080 entre Barra de São Francisco e Água Doce do Norte

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, informou nesta sexta-feira, 5, em entrevista na rádio...

Funcionária fica pendurada e quebra perna após cabo de elevador romper em supermercado de São Mateus

  Uma mulher de 41 anos, que trabalha em um supermercado localizado no bairro Santo Antônio, em São Mateus,...

Barra de São Francisco já está usando o novo caminhão compactador

O novo caminhão compactador de lixo, destinado pelo governo do Estado, para a prefeitura de Barra de São...

Mais um bueiro reconstruído no Córrego do Denzol; agora são 95 em um ano e oito meses

Mais um bueiro com manilhas e casqueiro de granitos foi reconstruído pelos funcionários da secretaria de Transportes e...

Hortões produzem 788 kg de legumes e 189 caixas de verduras em julho

Os hortões implantados em Barra de São Francisco através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) – um deles...

Congresso debate águas subterrâneas com a presença do MDR

A abertura do XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, do XXIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e...

Famílias acampadas em frente à Prefeitura de Vitória deixam local após mais de 120 dias de ocupação

  Após 123 dias de ocupação, as famílias que estavam acampadas em frente à sede da Prefeitura de Vitória...