ES: novo mapa de risco tem 14 municípios com “risco alto”, 45 com “risco moderado” e 19 como “risco baixo”

Cariacica é a única cidade da região que segue classificada como de alto risco para a Covid-19 e mantém dias alternados no comércio.

Estabelecimentos poderão abrir de segunda a sexta na maioria dos municípios da Grande Vitória

Os estabelecimentos comerciais da maioria das cidades da Grande Vitória podem abrir sem alternância de dias a partir desta segunda-feira (20).

Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Guarapari e Fundão estão no grupo dos municípios de risco moderado para a transmissão do novo coronavírus, de acordo com o último mapa de risco divulgado pelo Governo do Estado, e por isso poderão abrir o comércio no dias de semana sem a necessidade de alternar o funcionamento, como vinha acontecendo.

Cariacica é a única cidade da Região Metropolitana que segue classificada como de alto risco para a Covid-19 e mantém dias alternados no comércio.

“Cariacica está em um ciclo epidemiológico diferente, e lá a doença está ‘atrasada’”, disse o governador Renato Casagrande (PSB) em coletiva realizada no último sábado (18).

No mapa que entra em vigor nesta segunda, 14 municípios estão classificados como risco alto, 45 como risco moderado e 19 como risco baixo.

Está é a primeira vez desde o início de junho que o estado tem municípios em risco baixo no mapa.

A classificação define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços. Para as cidades em risco baixo, o comércio funciona normalmente.

No risco moderado, as lojas podem abrir de segunda a sexta pelo período máximo diário de seis horas. Naqueles com menos de 70 mil habitantes, as prefeituras podem definir qual o período de funcionamento.

No risco alto, as regras definem o funcionamento de segunda a sexta, de forma alternada. Alguns setores abrem dos dias pares e outros nos dias ímpares.

O uso de máscara é obrigatório em todo o estado.

Veja a classificação atual de todos os municípios:

Risco alto: Alto Rio Novo, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Colatina, Ibiraçu, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.

Risco moderado: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo: Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Muniz Freire, Pedro Canário, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.

 

Leia mais

Agentes utilizam abordagem 100% digital em rodovia federal de Minas Gerais

No setor de transportes e trânsito, foram informatizados 187 serviços públicos Foto: Ministério da Infraestrutura Uma blitz digital foi promovida nesta quinta-feira (6) na rodovia...

Governo não vai suportar mais duas parcelas de R$ 600 de auxílio, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 22,...

Candidatos ao Enem poderão votar na data de realização das provas

– Foto: Agência Brasil O Instituto Anísio Texeira Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...

Leia também

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo nublado e baixa umidade do ar, nesta segunda-feira (28)

A região Centro-Oeste do país começa a semana apresentando condições para pancadas de chuva na faixa oeste entre Mato Grosso e Mato Grosso do...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste brasileiro registra chuva no leste da região, nesta segunda (28)

A previsão do tempo para o Nordeste brasileiro nesta segunda-feira (28) não apresenta grandes mudanças em relação aos últimos dias. A chuva se restringe...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte do país tem previsão de chuva, nesta segunda-feira (28)

Na região Norte do país, durante a última semana de setembro, o calor e a umidade mantém a condição para pancadas de chuva com...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo quente e seco, nesta segunda-feira (28)

O tempo quente e seco predomina na região Sudeste do país, nesta segunda-feira (21), em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito...