ES: homem encontra corpo do irmão sendo enterrado no lugar de outra pessoa

Ex-vereador Marcos Jácome teve o corpo trocado com o de outra vítima — Foto: Arquivo Pessoal

O corpo de um homem de 64 anos, que morreu com suspeita de Covid-19 na manhã desta segunda-feira (29), foi encontrado por familiares sendo enterrado no lugar de outra pessoa.

Segundo a família, ele foi retirado do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, no Espírito Santo, e deveria ser sepultado no município de Nova Venécia, mas foi levado por engano para a cidade vizinha de Boa Esperança.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) disse que abrirá Processo Administrativo Disciplinar para apurar e responsabilizar os envolvidos.

A vítima é o ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Nova Venécia Marcos Jácome. Ele estava internado no hospital desde que deu entrada com quadro de pneumonia. Nesta manhã, não resistiu e morreu.

De acordo com a família, um teste rápido para Covid-19 foi realizado, mas deu negativo. Outro teste foi feito nesta segunda-feira, ainda sem resultado.

Por isso, o hospital seguiu o protocolo indicado para os casos suspeitos de Covid-19, quando o corpo é colocado em uma espécie de saco plástico com identificação por escrito.

De acordo com o irmão de Marcos, o sargento da Polícia Militar aposentado Alvimar Jácome, a troca de corpos foi identificada quando a funerária contratada chegou ao hospital e não encontrou a vítima.

“Entregaram o corpo errado. Eu que fui investigando para ver quais corpos saíram de lá e tentar achar o do meu irmão. Descobri que um tinha ido para Boa Esperança e outro para Sooretama. Aí, eu fui pra um lugar e meu sobrinho, para outro”, explicou Alvimar.

S       egundo o irmão do ex-vereador, ao chegar no cemitério de Boa Esperança, ele viu que o corpo de Marcos já estava sendo enterrado.

“Cheguei, já estavam enterrando. Pelo peso, eu já sabia que era meu irmão. Pedi para abrir o caixão, conferi o nome da etiqueta e confirmei”, disse.

Até as 17h, o corpo de Marcos continuava no cemitério de Boa Esperança, aguardando para ser encaminhado até Nova Venécia, onde deverá ser sepultado.

Hospital

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou que o erro aconteceu no momento da retirada do corpo do necrotério do hospital. O corpo de Marcos foi retirado no lugar de Rosicléia Moreira dos Santos Oliveira, que faleceu no domingo (28).

A direção do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) pediu desculpas, lamentou o ocorrido e esclareceu que está apurando as causas do fato e dando o suporte necessário aos familiares.

A Secretaria de Estado da Saúde disse que abrirá Processo Administrativo Disciplinar para apurar e responsabilizar os servidores envolvidos.

Câmara lamenta morte

A Câmara de Vereadores de Nova Venécia publicou uma nota informando que presta solidariedade a família do ex-vereador Marcos Jácome.

De acordo com o presidente da Casa, Juarez Oliosi, a Câmara irá realizar uma Moção de Pesar pelo falecimento do ex-vereador. Marcos foi vereador nas Legislaturas de 1993 a 1996 e também nos anos de 2001 a 2004.

Leia mais

PMs recuperam moto com restrição de furto e aprendem pessoas em Montanha e Nova Venécia

Policiais Militares da 4º Companhia do 2º Batalhão...

Espírito Santo chega a 1.432 mortes e 37.225 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta terça-feira (23), 1.432 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 37.225. Os dados foram divulgados...

Participação popular na elaboração do orçamento de 2021 do Espírito Santo será apenas virtual

Em novo formato, adequado aos tempos de pandemia, o Governo do Estado lançou hoje, 6, as consultas públicas para elaboração da Lei do Orçamento...

Paulo Valiate Pimenta: atleta e defensor da Educação Física capixaba

Para finalizar a série sobre as personalidades homenageadas no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho,...

Leia também

Polícia apreende moto clonada também em Barra de São Francisco

No último sábado, 11 de julho de 2020, policiais de Barra de São Francisco avistaram uma motocicleta NXR 160 BROS estacionada de maneira irregular...

ES tem novo 1º lugar em ranking de transparência de dados da Covid-19

O Espírito Santo é mais uma vez 1º lugar na divulgação dos dados referentes à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  É o que mostra a versão...

Polícia apreende moto clonada em Água Doce do Norte

No último sábado, 11 de julho de 2020, durante patrulhamento no centro de Água Doce do Norte, foi avistada pela guarnição uma motocicleta CG...

Mais uma moto clonada é apreendida em Ecoporanga

No último sábado, 11 de julho de 2020, durante patrulhamento pelas ruas do município de Ecoporanga, os militares avistaram uma motocicleta HONDA CG 160...