ES: cidades em risco alto para Covid-19 podem retomar aulas presenciais de todos os níveis de ensino

 

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta sexta-feira (11) que as aulas poderão ser retomadas de forma presencial, em todos os níveis de ensino, a partir do dia 21 de junho nas cidades em risco alto para Covid-19. A informação é de Ana Clara Morais.

O governo já havia liberado as aulas presenciais para alunos do ensino infantil e do fundamental II para todos os graus de risco.

A partir do dia 21, todos os municípios capixabas que estiverem em risco baixo, moderado ou alto na matriz de risco fixada pelo governo estadual poderão liberar as aulas do fundamental, médio, superior, técnico.

Para isso, as escolas devem seguir as regras já estipuladas de distanciamento social, com o máximo de 50% da capacidade de alunos por sala.

Segundo Casagrande, a liberação desse retorno será possível porque o governo espera imunizar todos os trabalhadores da educação até o próximo final da semana.

“Com a melhoria da matriz de risco e, consequentemente, a redução do número de municípios em risco alto, com a imunidade boa que a primeira dose de todos os profissionais da educação dá, que vamos alcançar na semana que vem (100% da vacinação), a partir do dia 21 de junho nós vamos retornar com a Educação em todos os graus de riscos”, anunciou Casagrande.

No novo mapa de risco, que entra em vigor na próxima segunda-feira (14), apenas oito municípios estão em risco alto. Todos os que integram a Grande Vitória estão em risco moderado.

A assessoria de imprensa do governo afirmou que os detalhes da retomada serão publicados no Diário Oficial, em uma edição extra, neste sábado (12).

O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES) comemorou o anúncio.

“Aproveitamos a oportunidade para reiterar que as instituições particulares de ensino do Espírito Santo já estão preparadas para o retorno presencial, com responsabilidade, cuidado e com a qualidade de sempre. Tomando todas as medidas para garantir a segurança, a tranquilidade e, sobretudo, evitar riscos à saúde de todos”, disse a nota enviada pela diretoria.

 

Aulas presenciais no ES voltam a partir do dia 21 de junho — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Aulas presenciais no ES voltam a partir do dia 21 de junho — Foto: Reprodução/ TV Gazeta


Leia mais

Leia também