O aniversário de 1 ano de vida de um filho é um momento único e especial. E para a família de Manuelle Lopes da Silva, um dia que talvez seria passado em branco foi comemorado de maneira inesquecível. A pequena teve sua primeira festinha realizada dentro de um hospital em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, no último sábado (14). A reportagem é de Viviane Lopes, g1 ES e TV Gazeta.
É que a criança está internada desde que nasceu com um quadro de hipóxia cerebral.
Manuelle nasceu no dia 10 de outubro de 2022 em Aracruz, no Norte do estado, com uma insuficiência no fornecimento de oxigênio para o cérebro. Logo depois do nascimento, a criança foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).
Desde então, a rotina da pequena e da família tem sido os corredores do hospital. A pediatra Francine Vasconcelos é um dos médicos da equipe que cuida da Manuelle, que precisa de muitos cuidados.
“Ela não consegue falar nem andar. Ela precisa respirar por ventilador mecânico, usa traqueostomia e se alimenta por uma sonda gástrica. Ela também faz fisioterapia, tem cuidados de enfermagem habituais”, explicou a médica.

Equipe médica e familiares comemoram aniversário da pequena Manuelle no hospital
Equipe médica e familiares comemoram aniversário da pequena Manuelle no hospital
A família da pequena se reveza no hospital para quem vai passar as noites com ela no quarto. E no meio do ambiente hospitalar, a equipe toda também tenta fazer algumas atividades lúdicas com Manuelle para passar o dia e deixá-la animada.
“Ela virou o xodó da equipe. As meninas brincam com ela, levam brinquedos, passeiam com ela pelo hospital com cadeira de rodas ou com a caminha dela pra levar para o banho de sol”, contou a pediatra.
Com o aniversário de 1 ano chegando, a equipe do hospital começou a combinar com a família como fazer uma festa especial para marcar a data.
“Foi uma escolha em conjunto. Como ela foi sempre muito rosinha e a gente brincava porque ela também assistia um pouco de Peppa na TV, veio a ideia. A equipe toda queria e fomos falar com a mãe, que topou”, comentou a médica.

Tema da Peppa foi escolhido pela equipe médica e pela família
Tema da Peppa foi escolhido pela equipe médica e pela família
No dia da festa, até mesmo o local foi escolhido a dedo para ser um ambiente novo tanto para Manuelle quanto para a família. E todos os detalhes foram minimamente pensados para deixar a festa toda colorida: tinha bolo, mesa decorada, muitos balões, docinhos, cachorro-quente e lembrancinhas. Até o vestido de Manuelle é da personagem da festa, a Peppa.
A mãe da aniversariante, Leila Lopes Gomes, ficou emocionada com toda a mobilização para deixar o dia especial.
“Não é o que a gente queira, ou seja, comemorar em um hospital. Mas é o que nós temos e eu agradeço todo mundo que organizou tudo. Tá lindo demais, maravilhoso”, disse a mãe sobre a festinha.

Manuelle tem hipóxia cerebral e precisa de aparelhos para poder respirar
Manuelle tem hipóxia cerebral e precisa de aparelhos para poder respirar
Pai, mãe e irmão, padrinhos e primos participaram da festinha. Para poder sair do hospital, Manuelle precisa que todos os recursos que ela utiliza no quarto também sejam realizados onde quer que ela vá.
Enquanto isso, toda a equipe médica vai trabalhando para deixar tudo o mais confortável possível para a criança e para a família.
“No hospital, a gente tenta fazer essa humanização com todo mundo. A Manu teve todos os mesversários até chegar ao primeiro ano. A gente se envolve com a mãe, aumenta a ligação. É uma criança que mora ali com a gente, é importante a gente ter essa troca, confiança. Fica todo mundo da mesma família”, contou a pediatra.

Manuelle é o xodó da equipe médica
Manuelle é o xodó da equipe médica