ES: Atenção primária vem crescendo no estado, afirma SES

Segundo dados da Secretaria da Saúde, a cobertura da atenção primária vem crescendo no estado. Em janeiro, o índice era superior a 58% nas ações da Estratégia Saúde da Família (ESF) e 70% na atenção básica. Em abril, a cobertura passou a ser de 64% na Estratégia Saúde da Família e quase 80% na atenção básica. 

Atualmente, o Espírito Santo conta com 812 equipes de Estratégia, compostas por médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária dos 78 municípios capixabas. 

De julho do ano passado a abril deste ano, foram implantadas mais 155 equipes no estado. Além disso, mais de 600 bolsistas foram selecionados por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) para atuar na Atenção Primária dos municípios. 

O governo informa, ainda, que, ao todo, já foram realizados três editais de chamamento público para adesão municipal, em que são solicitadas as vagas necessárias para cada especialidade. Após esse processo, é publicado o edital de seleção, de onde já foram escolhidos 592 profissionais bolsistas que atuam pelo programa e são supervisionados por docentes especializados.

Atualmente, está disponível um edital para o processo seletivo simplificado de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas. As inscrições dos interessados podem ser feitas no site selecao.es.gov.br até às 16h dessa quinta-feira, dia 3, no horário de Brasília (DF). 

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Leia mais

Leia também