ES: aprovado projeto que garante teste gratuito para Covid-19 aos doadores de sangue

O projeto do deputado Sergio Majeski (PSB) que garante gratuidade do teste de Covid-19 aos doadores de sangue está aprovado na Assembleia Legislativa. Na sessão desta quarta-feira (29), por unanimidade, os deputados estaduais confirmaram voto “sim” na proposta, que agora segue para sanção do governador Renato Casagrande (PSB).

“É bom para a sociedade. Há registros de que os estoques de sangue estão baixos e oferecer o teste gratuito da Covid para quem for doar vai estimular novas doações. O enfrentamento ao coronavírus é um desafio enorme e o engajamento social se faz muito necessário. O projeto é mais uma contribuição do nosso trabalho, que está sempre em defesa dos interesses da sociedade”, destaca o deputado Majeski.

O projeto tem como objetivo contribuir com a solução de dois desafios atuais no Espírito Santo: aumentar o número de doadores de sangue e a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus.

Após a regulamentação da lei, ao fazer a doação de sangue nos hemocentros e hemonúcleos, o doador terá direito ao exame de detecção de Covid-19. No procedimento, a amostra de sangue será enviada ao Laboratório Central (Lacen) para a análise de detecção da doença, em até 48 horas após a coleta. O envio dos resultados para os doadores será feito de forma sigilosa, preferencialmente por meio eletrônico, e caso o teste de detecção da Covid-19 for positivo, a Secretaria de Estado de Saúde orientará o doador sobre os procedimentos de isolamento e tratamento necessários, informando ainda sobre a importância da doação do plasma trinta dias após a completa recuperação da doença para contribuir com o tratamento de outras pessoas.

Em caso de resultado positivo, o doador receberá o laudo de forma sigilosa e será orientado pela Secretaria de Estado da Saúde a respeito dos procedimentos de isolamento e tratamento e sobre a importância da doação de plasma após 30 dias de completa recuperação.

Na rede particular, o valor do teste para a Covid-19 gira em torno de R$ 200,00 e a inclusão do exame nas doações de sangue amplia o trabalho já realizado pelo Governo do Estado, com o Inquérito Sorológico.

Atualmente, nas unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), todo doador já tem o sangue testado e acesso aos exames sorológicos para Sífilis, Chagas, Hepatite B e C, HIV, HTLV I/II, NAT HCV e NAT HIV.

Doe sangue

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

– Hemoes em Vitória (tel. 3636-7920)
– Unidade de Coleta à Distância da Serra (Tel. 3338-7880/3338-7373)
– Hemocentro de Linhares (Tel. 3171-4361/4363/4362)
– Hemocentro Regional de Colatina (Tel. 3177-7930)
– Hemocentro Regional de São Mateus – (Tel. 3767-4135)
– Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Tel. 28 3526 6232)

Leia mais

Canal no YouTube traz correções de atividades do EscoLAR

Como forma de manter os alunos na rotina de estudos em casa, a professora de Química,...

Leia também

Prefeito de Conceição da Barra renuncia um mês antes de fim do mandato

Chicão: “Está na hora de guardar a vida...

Jovem fica em estado grave ao bater com motocicleta em poste de energia, em Mantena – MG

Um grave acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (01 de dezembro de 2020), em Mantena – MG deixou uma jovem em estado grave e...

Polícia Militar apreende submetralhadora e revólver em Aracruz

Nessa segunda-feira (30), a Polícia Militar em Aracruz apreendeu uma submetralhadora de fabricação caseira e um revólver calibre 32, prendendo quatro suspeitos. Durante deslocamento pela...