Espírito Santo anuncia chegada de 50 mil testes para coronavírus comprados na China

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a chegada de 50 mil testes que diagnosticam a Covid-19 em pacientes. Eles foram comprados da China e serão entregues ao Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) nesta segunda-feira (4). Com a chegada da nova carga, o laboratório contará com mais de 90 mil testes disponíveis.

Os testes são os chamados PCR, considerados mais precisos na hora do diagnóstico do novo coronavírus. O ideal é realizar o exame de 3 a 7 dias após o primeiro sintoma de Covid-19. Este exame detecta o material genético do vírus.

A carga saiu da China no dia 26 de abril, a caminho de Hong Kong, uma opção devido à superlotação dos aeroportos chineses e reprogramações de voos que estavam acontecendo no país.

De Hong Kong, a carga passou por Amsterdã, na Holanda, até chegar ao Brasil, com desembarque em Guarulhos (São Paulo), na última quinta-feira (30).

Devido à limitação nos voos com destino à Vitória, os testes foram escoltados até o Estado via transporte terrestre. Nesta segunda-feira, a carga recebeu liberação por parte da Receita Federal e será encaminhada ao Lacen.

Informações: G1/ES

Leia mais

Leia também