ES: 36 presos não retornaram para os presídios após saída do Dia das Mães

Dos 1.528 detentos que receberam o benefício, 2,3% não retornaram e são considerados foragidos.

Penitenciária no ES — Foto: Divulgação/Sejus-ES

Penitenciária no ES — Foto: Divulgação/Sejus-ES

Do grupo de 1.528 detentos que receberam o benefício de saída temporária do Dia das Mães no Espírito Santo, 36 não retornaram para as unidades penitenciárias.

O número corresponde a 2,3% dos que saíram. Eles são considerados foragidos do sistema prisional.

Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), os 1.528 internos são do regime semiaberto, pois não há previsão na legislação para detentos do regime fechado. As saídas começaram no dia 5 de maio e o retorno foi determinado para quarta-feira (12).

O benefício está previsto na Lei de Execução Penal e é concedido pelo Poder Judiciário. A saída temporária foi concedida para 6,7% da população carcerária do estado, que atualmente corresponde a 22.820 detentos e detentas.

Com o retorno às unidades prisionais, após saída temporária, os presos passam por uma triagem em área de isolamento, onde farão uma quarentena em razão da pandemia da Covid-19.

Na tarde de quarta, último dia para o retorno, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu três detentos beneficiados após serem flagrados dentro de um carro com armas e drogas quando passavam pela BR-101, em Linhares.

No veículo havia mais dois ocupantes. As cinco pessoas foram encaminhadas para a Delegacia Regional de Linhares. No carro havia uma pequena quantidade de maconha, duas armas, um carregador de pistola e dinheiro.

Detentos em saída temporária foram presos pela PRF com armas e drogas dentro de carro na BR-101

Detentos em saída temporária foram presos pela PRF com armas e drogas dentro de carro na BR-101

Outro presidiário, de 36 anos, também beneficiado com o indulto de liberação temporária do Dia das Mães, foi flagrado no segundo dia de liberdade, 6 de maio, com uma moto furtada. Ele foi preso pela PRF na BR-101, em Rio Novo do Sul.

Os policiais consultaram a documentação e verificaram que a moto havia sido furtada em Anchieta, na manhã anterior, na garagem do proprietário.


Leia mais

Leia também