Erdogan confirma intenção da Turquia de se tornar membro da União Europeia


Sputnik – O presidente turco Recep Tayyip Erdogan confirmou, em conversa com os chefes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, nesta terça-feira (6), que a Turquia continua determinada a entrar no bloco, informou seu porta-voz, Ibrahim Kalin.

A indicação foi dada durante a visita da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a Ancara, capital turca.

“Durante as negociações, os lados discutiram todos os aspectos das relações UE-Turquia. O presidente [turco] enfatizou que nosso objetivo é conseguir a adesão plena à UE e ressaltou a necessidade de a União Europeia tomar medidas específicas para apoiar uma agenda positiva. As autoridades também discutiram a situação na Líbia, na Síria, no Iraque, em Nagorno-Karabakh e no Mediterrâneo Oriental, pedindo uma luta conjunta contra o terrorismo”, disse Kalin, em transmissão pela emissora turca NTV.

As relações entre Bruxelas e Ancara se deterioraram em 2020 devido a desacordos de longa data sobre direitos humanos e o extremismo islâmico. Outra discussão gira em torno da exploração turca de gás em águas de territórios reivindicados pela Grécia e pelo Chipre no Mediterrâneo Oriental.

As negociações para a plena adesão da Turquia à União Europeia começaram em 2005.

Recep Tayyp Erdogan, presidente da Turquia

Recep Tayyp Erdogan, presidente da Turquia (Foto: Russia Today)

Leia mais

Leia também