Equipes do Hemocentro de São Mateus percorrem Região Norte com ‘Projeto Coleta Externa’

Compartilhe

Com o objetivo de realizar campanhas de coleta de sangue nos municípios que compõem a Região Norte de Saúde do Estado e ajudar à regional de saúde de São Mateus a alcançar níveis importantes de estoques, o Hemocentro Regional de São Mateus desenvolve o “Projeto Coleta Externa” há dez anos. Atualmente, em virtude dos baixos estoques no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, as ações têm sido intensificadas.

O Projeto, que conta com diferentes parceiros, tem demonstrado êxito em seu propósito, a exemplo da ação que aconteceu em Barra de São Francisco, na última semana. Em oito horas de trabalho, a equipe do Hemocentro Regional contabilizou pouco mais de 110 atendimentos realizados e 85 bolsas de sangue coletadas.

A coordenadora do Hemocentro Regional de São Mateus, Vanilda Borges, afirma que o projeto segue firme na coleta para atender os 14 municípios que fazem parte da Regional Norte de Saúde. “O estoque também poderá auxiliar outros locais que precisarem dessas bolsas de sangue”, disse.

As próximas ações já estão agendadas para Nova Venécia, na Faculdade Multivix, e acontecerá na segunda-feira (04), das 8h às 12h. Em seguida, será a vez do município de Pinheiros, com ação no próximo sábado (09), das 8h às 15h, na Unidade de Saúde Pinheirinho.

Para a diretora geral do Hemoes, Marcela Murad, as ações desenvolvidas tanto pelos Hemocentros Regionais quanto pelo Hemoes, são sempre válidas, buscando o aumento das doações. “Estamos vindo de um período muito difícil para a doação de sangue, devido à pandemia da Covid-19, que acarretou na diminuição das doações não só no Espírito Santo, mas em todo o País. E poder contar com a participação dos nossos profissionais e o apoio dos municípios e instituições nessa missão de salvar vidas, é muito importante e o resultado sempre gratificante”, destacou Murad.

Doar sangue é um ato de amor e que pode salvar vidas. Para informações sobre agendamentos, serviços, estoques atuais de sangue, acesse https://hemoes.es.gov.br/

 

Projeto Coleta Externa

O projeto Coleta Externa acontece há mais de 10 anos no Hemocentro Regional de São Mateus, com ações agendadas uma vez por mês que percorrem os municípios da Regional Norte de Saúde.

Em virtude dos baixos estoques no Hemoes, as ações têm sido intensificadas nos últimos meses, ocorrendo com mais frequência com o objetivo de ajudar ao estoque estadual.

Para a realização do projeto, a equipe de profissionais leva os equipamentos necessários para a realização dos procedimentos. O cronograma de ações é estruturado anualmente como forma de atender a todos os municípios que compõem a região. Caso queiram participar, basta enviar um e-mail para hemoes.saomateus@saude.es.gov.br.

 

Dor no cotovelo: quais são as causas?

Leia também

Presidente Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla...

Governo federal regulamenta o teletrabalho na administração pública

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (17) que publicará um decreto presidencial estabelecendo a possibilidade de trabalho remoto...

Nova Venécia anuncia Badinho Alves para comandar equipe na Copa Espírito Santo 2022

Na estreia do Nova Venécia na Copa Espírito Santo 2022, não será Cássio Barros quem comandará a equipe....

Duas pessoas morrem em acidente na BR-262, no Espírito Santo

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo uma caminhonete e uma carreta na manhã desta terça-feira (17) na...

Atlético-GO vence na Sul-Americana com gol de Jorginho

O Atlético-GO derrotou o Antofagasta (Chile) por 1 a 0, na noite desta terça-feira (17) no estádio Antônio...

Emissão de CNH será suspensa entre 26 e 31 de maio; saiba como fica o processo

  O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) vai suspender temporariamente o serviço de triagem de processo...

Fase Regional dos JEES teve mais de 80 jogos em Barra de São Francisco; veja mais detalhes

Foram seis dias de competição, envolvendo dezenas de atletas de nove municípios, com mais de 80 jogos. Esse...