Equipes do Bandes e da Sectides recebem cônsul da Seção Econômica do Japão

Compartilhe

O cônsul da Seção Econômica da Representação Japonesa, Hikaru Nakajima, fez uma visita à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), nesta quarta-feira (25), com o objetivo de estreitar as relações institucionais, comerciais e culturais entre o Espírito Santo e o Japão. O cônsul foi recebido pelo secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, e pelo diretor de Negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Marcos Kneip Navarro.

A delegação japonesa pôde conhecer mais sobre os mecanismos de incentivo econômico capixaba e sobre o funcionamento das instituições no Estado. Para o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, o estreitamento institucional permite ao Espírito Santo ampliar as relações diplomáticas, podendo desenvolver cooperação comercial e cultural com os japoneses.

“É de suma importância para as empresas capixabas que o Governo possa firmar convênios e parcerias comerciais e culturais com mercados pelo mundo. O nosso Estado tem buscado criar um ambiente de negócios que alie segurança jurídica e boas oportunidades de crescimento sustentável. Além disso, temos construído mecanismos de vanguarda da gestão pública dentro das políticas de desenvolvimento mundiais, como, por exemplo, o nosso Fundo Soberano, aliando progresso econômico com responsabilidade social”, enfatizou.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Navarro, destacou que o Estado tem o papel de buscar novos negócios que possam acelerar o desenvolvimento econômico capixaba. “A visita da delegação japonesa é importante do ponto de vista do estreitamento das relações institucionais a partir da perspectiva de divulgação das potencialidades de nossa economia e de uma futura atração de empreendimentos estratégicos para o Estado. Todo este trabalho se dá em sintonia com o propósito do Governo, que é promover o desenvolvimento sustentável, com melhora das condições de vida da população capixaba”, pontuou.

Com uma gestão organizada e indicadores socioeconômicos atrativos, o Estado do Espírito Santo tem se destacado no país pela gestão equilibrada e eficiente. O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha ressalta que o Governo do Estado tem buscado estreitar relações também com o mercado internacional visando à atração de novos negócios. “Desenvolvemos um trabalho ativo de prospecção de projetos e temos nos aproximado de outros países, como o Japão, Estados Unidos, Itália e outros. A iniciativa tem motivado a troca de experiências, de boas práticas, a expansão de relações comerciais e geração de oportunidades para os capixabas”, disse Pessanha.

O Japão é a terceira maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos EUA e da China. É a segunda maior nação em produção de conhecimento científico, apresentando bons indicadores de desempenho de inovação. Como características de sua economia, o Japão destaca-se pela produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques econômicos. O país é um grande exportador de produtos industrializados e importador de commodities, produtos de origem agropecuária ou de extração mineral.

Leia também

Morte da jornalista Maria Nilce: relembre o crime marcante de 1989

    Jornalista Maria Nilce foi morta em 1989 — Foto: TJES/Divulgação A jornalista Maria Nilce foi assassinada a tiros em...

Tottenham anuncia a contratação do veneciano Richarlison

  O Tottenham anunciou, na manhã desta sexta-feira, a contratação do brasileiro Richarlison, que atuou pelo Everton nas últimas...

Operação contra abuso sexual de crianças na internet é realizada no Espírito Santo

A Polícia Civil do Espírito Santo participa, na manhã desta quinta-feira (30), da Operação Luz na Infância 9. A...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem aumento nesta terça-feira (5)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (5) com alta de 3,24% e o produto...

Ministro diz que governo dá resposta certa a aumento de combustíveis

Uma semana depois de ir à Câmara dos Deputados dar explicações sobre a alta no preço dos combustíveis,...

Governo Federal instala mais de 17 mil novos pontos de internet em todo o país

Por meio do programa que oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga, foram entregues 17 mil pontos...

Juarez Oliosi e Jorge Machado conquistam calçamento para Cristalina e Poção

  Os vereadores Juarez Oliosi (PSB) e Jorge Machado (DC) divulgaram na última Sessão ordinária, que após esforços, conseguiram...