Equipe do Bandes marca presença em capacitação de gestores municipais

Para contribuir com a equipe de gestores e técnicos municipais, representantes do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participam da programação da Academia de Gestão Municipal. O objetivo do curso, gratuito e on-line, é aperfeiçoar a gestão dos municípios capixabas.

O Bandes participou do evento no módulo desta terça-feira (20), sobre “Elaboração de Projetos voltados para Captação de Recursos”, ministrado por Vinnicius Ventura, especialista em Gestão Pública Municipal e que, atualmente, atua como consultor em capacitação de recursos para as prefeituras.

“Existem diversas oportunidades de financiamentos para as prefeituras e uma das fontes fundamentais para os municípios se desenvolverem e colocarem em prática o seu planejamento é o Bandes, com linhas de crédito, que são grandes oportunidades de investimentos. Diante disso, a Academia de Gestão Municipal tem uma grande responsabilidade de capacitar o município. Então, durante esse módulo são apresentadas todas as opções de financiamento para os municípios. Foi um prazer poder contar com o Bandes na apresentação das suas linhas de crédito para os municípios capixabas”, destacou o instrutor.

No módulo, o diretor de Administração e Finanças do banco capixaba, o economista Sávio Bertochi Caçador, apresentou aos participantes o papel e as funções de um banco de desenvolvimento seja no financiamento, seja como ferramenta de articulação de políticas públicas abrangentes para as regiões do Estado.

“O objetivo dos bancos de desenvolvimento é financiar o desenvolvimento sustentável em suas regiões de atuação. O Bandes contribui há mais de 50 anos para o desenvolvimento capixaba e está na agenda do banco o financiamento a municípios, pois eles são vetores importantes do desenvolvimento”, ressaltou o diretor do banco capixaba.

Outra participação no debate foi a da consultora Ivone Pereira Ponte, que orientou os representantes municipais sobre como projetar a captação de investimentos por meio de Concessões e Parcerias Público-Privadas. Esse tipo de ação é uma terceira forma de atuação do banco capixaba junto às prefeituras, que vai além do crédito e da atuação setorializada em conjunto com políticas de desenvolvimento.

“O Bandes busca oferecer diferentes soluções, financeiras ou não, para promover o desenvolvimento do nosso Estado, incluindo parcerias entre o setor público e a iniciativa privada e o fomento à estruturação de projetos de infraestrutura urbana. Por meio dessa atuação, a Administração Pública Municipal ganha um parceiro para a estruturação e o desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica, modelagem licitatória, ou seja, o município pode contar com uma assessoria integral para projetos”, pontuou a consultora do Bandes.

A capacitação, que acontece desde abril e segue até outubro deste ano, é promovida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e conta com aulas ministradas por especialistas em áreas estratégicas, como planejamento público, educação fiscal, captação de recursos, controle e transparência, entre outros temas. Os inscritos acompanham as aulas ao vivo e o conteúdo fica disponível na plataforma do curso durante seis meses após a sua realização.

A Academia de Gestão Municipal é uma iniciativa que envolve, além do Bandes e o IJSN, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); as Secretarias da Casa Civil, de Economia e Planejamento, de Gestão e Recursos Humanos e a da Fazenda; o Tribunal de Contas do Espírito Santo; e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), entre outros parceiros.

Texto: Nayne Oliveira


Leia mais

Leia também