Equipe de educação no trânsito do Detran|ES está em São Mateus nesta semana

O primeiro artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Agora, como fazer isso dar certo? Simples, com comportamentos individuais, pensados para o coletivo.

Alinhado a esse pensamento, a equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) chegou ao município de São Mateus, nessa segunda-feira (30), com o projeto “Detranzinho Itinerante”, para realizar abordagens educativas a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas nas principais vias do Centro e do balneário de Guriri. As ações acontecerão até o próximo sábado (04).

Os serviços de sinalização viária em Guriri estão sendo realizados, por isso, o foco das ações no balneário é o projeto Sinalizar e Educar. Ações educativas, realizadas quando da realização dos serviços de sinalização, com o objetivo de conscientizar e orientar os moradores sobre as mudanças feitas.  Os locais foram definidos em reuniões que antecederam as atividades, com base nas necessidades do município. A expectativa é fazer abordagens a cerca de 2 mil pessoas.

De acordo com os dados do Relatório de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pelo Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, no mês de julho o município de São Mateus ficou em 6º lugar no ranking de mortes no trânsito, quando registrou 18 mortes.

“O nosso objetivo é sensibilizar todos os envolvidos no trânsito, mostrando a importância de obedecer às regras de trânsito e zelar pela segurança de todos nas vias. Tanto faz se você está como pedestre, ciclista ou conduzindo veículos, como automóveis ou motocicletas. De 2020 para 2021, houve uma redução de 5% no número de mortes no mês de julho em São Mateus, mas não temos o que comemorar. O que nós queremos é que não haja vítimas. Por isso, reforçamos, a responsabilidade é de todos e se cada um fizer a sua parte com segurança, nós poderemos ter um trânsito com menos acidentes e mortes”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

As atividades serão feitas em parceria com a Polícia Militar (PMES), Secretaria Municipal de Defesa Social e Transporte e servidores da Ciretran.

Detranzinho na sua cidade

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br.

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente via e-Docs, ou de forma presencial na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) no Estado.