Equipe da Sedh visita projetos e espaços que irão abrigar CRJ e CAAD em Linhares

Compartilhe

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) estiveram no município de Linhares, nessa quinta-feira (03). A equipe visitou dois projetos que foram contemplados pelo primeiro Edital de Boas Práticas e também espaços onde funcionarão serviços públicos ainda neste ano.

A agenda começou no distrito de Bebedouro, onde a equipe conheceu o projeto “Dance e Recrie o Mundo”, da Caritas Diocesana em Linhares. Em seguida, foi a vez de conhecer a iniciativa “Luta pela Cidadania”, executada pelo Centro Linharense de Amigos da Criança e do Adolescente (Clam).

“Esses dois projetos foram contemplados pelo Edital de Boas Práticas do Governo e puderam fortalecer suas iniciativas em prol dos direitos humanos para a população de Linhares. Foi lindo ver o resultado do nosso trabalho transparecer na alegria das crianças dançando e também na aula de boxe, oportunidades que são oferecidas às comunidades gratuitamente e que têm o poder de mudar vidas”, destacou a secretária.

A equipe também conheceu o espaço onde vai funcionar, em breve, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Linhares, no bairro Araçá. O projeto é a principal ação do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, sendo o maior investimento do Governo do Estado nas juventudes. Serão 14 Centros, sendo que dois já foram inaugurados: Terra Vermelha, em Vila Velha; e Feu Rosa, Serra.

“O CRJ vai atender os jovens de 15 a 24 anos que poderão realizar, de forma gratuita, oficinas, cursos, além de usar os espaços para trabalho coletivo. A unidade vai contar com laboratórios, planos de trabalho e de vida, passeios, entre outros. Serão prestados também serviços nas áreas da cultura, lazer, trabalho e direitos humanos”, explicou a secretária.

O equipamento terá ainda salas humanizadas, internet gratuita, computadores e uma equipe interdisciplinar, que inclui psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social. Os profissionais estarão preparados para atender e acompanhar os jovens conforme as necessidades deles.

Por fim, a equipe visitou o local onde será a sede do Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD) em Linhares, que em breve será inaugurado. O local será a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares no município e região. 

A agenda também foi acompanhada pelo deputado estadual Luiz Durão.

 

Leia também

Concurso da Prefeitura de Barra de São Francisco: veja o Cronograma e valores das inscrições

  O concurso público da Prefeitura de Barra de São Francisco, com mais de 300 vagas, abrirá o período...

Astrologia: é destino ou podemos escolher nossos caminhos?

  Estudo milenar que analisa a posição dos astros no céu explica sobre como funciona a ideia de destino...

Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do Dia...

Relembre o assassinato de Daniella Perez, que completa 30 anos e que mudou o país

GUILHERME GENESTRETI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Naquele verão de janeiro de 1993, o Nirvana, então mais importante...

Estudo propõe termos mais simples para reclassificar obesidade

Um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) propõe um novo tipo...

Combate ao Aedes aegypti precisa ser mantido mesmo nos dias de inverno

  Com a chegada do inverno, que começou em 21 de junho, o número de casos de focos de dengue deve...

Vereador Lemão Vitorino destaca importância da Associação de Vila Paulista

Na noite da última segunda-feira, 27/06/2022, o Presidente da Câmara de vereadores de Barra de São Francisco, Lemão...

Espírito Santo tem vagas de estágio abertas com bolsas de até R$ 1.000

  O Espírito Santo tem vagas de estágio abertas para os níveis médio, técnico e superior. As bolsas de estágio...