Equipe da Agerh entrega 500 páginas de relatório sobre uso da água na Região Hidrográfica Litoral Centro Norte

Servidores e pesquisadores da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) entregaram, na última semana, o Relatório de Diagnóstico e Prognóstico das Condições de Uso da Água da Região Hidrográfica Litoral Centro Norte. A área de mais de 3 mil quilômetros quadrados abrange, parcial ou integralmente, nove municípios capixabas:  Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra e Vitória.

O relatório, disponível no site da Agerh, aborda aspectos geográficos, sociais e econômicos sobre o uso da água na região, traçando diagnósticos e prognósticos sobre a quantidade e qualidade dos recursos hídricos, com base nas demandas atuais e futuras por água. A atual coordenadora do trabalho, a coordenadora de planejamento e pesquisa da Agerh, Flavia Salim, destaca a importância das informações contidas no documento. 

“O diagnóstico é base para qualquer planejamento ou investimento que tenha relação com a área de recursos hídricos. Conhecer os problemas e potenciais de uma determinada região é o primeiro passo. E foi isso que acabamos de concluir”, pontua Flavia Salim. 

A entrega do documento de mais de 500 páginas marca a finalização da primeira etapa (A) de elaboração do Enquadramento e do Plano de Bacia da Região Hidrográfica Litoral Centro Norte, que teve início no ano passado. Entre pesquisas, oficinas públicas e levantamento de dados sobre a região, a equipe começou a escrever os relatórios no fim de 2019. 

O desenvolvimento do trabalho demandou parcerias para contratar pesquisadores especialistas em recursos hídricos e obter as informações necessárias, além da gestão de um volume alto de dados, conforme explica a gerente de Planejamento e Pesquisa da Agerh, Monica Amorim. 

“O trabalho envolve uma equipe multidisciplinar e diversas instituições parceiras, além do Comitê de Bacia da região hidrográfica (CBH Litoral Centro Norte). Os dados foram obtidos em diversas fontes e, posteriormente, analisados, organizados e sistematizados pela equipe técnica.”

Desde o final de março, com as orientações para o distanciamento social em combate ao novo Coronavírus (Covid-19), a equipe de servidores públicos estaduais e nove pesquisadores bolsistas está trabalhando em home office na maior parte do tempo. O grupo se debruça agora sobre as Etapas B e C da elaboração do Plano de Bacia, que têm o objetivo de traçar metas de qualidade (Enquadramento) e ações de recuperação e manutenção da água da região.

“O Relatório do Diagnóstico e Prognóstico irá subsidiar as etapas seguintes do Enquadramento dos corpos d’água em classes e do Plano de Bacias propriamente dito. Ao final, entregaremos todo o planejamento dos recursos hídricos da região, com programas, metas e ações a serem colocadas em prática por diversas esferas em curto, médio e longo prazos, conforme definição da sociedade representada no CBH”, explica Monica Amorim.

Plano de Recursos Hídricos 

O Plano de Bacia Hidrográfica (ou Plano de Recursos Hídricos) é um documento programático de longo prazo, que tem por finalidade fundamentar e orientar a implementação de programas e obras nas bacias ou regiões hidrográficas estaduais. Um Plano é elaborado para ser implementado em um horizonte de 20 anos com revisões a cada quatro anos.

Quase todas as Bacias Hidrográficas do Espírito Santo possuem Planos de Recursos Hídricos, exceto a região Litoral Centro Norte, cujo documento está em elaboração. Acesse os Planos de Recursos Hídricos do ES

O Plano de Bacia e o Enquadramento  da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte são realizados por meio de uma parceria institucional entre a Agerh, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com recursos do Estaleiro Jurong Aracruz, por meio de uma condicionante ambiental. Veja todos os relatórios sobre o Plano de Bacia LCN. 

Saiba mais: Cinco Bacias Hidrográficas do ES receberam Planos de Recursos Hídricos em 2019

Leia mais

Ministério disponibiliza adesivos para divulgar Disque 100 e ligue 180

O isolamento por conta da pandemia faz com que aa vítimas passem a conviver mais tempo com seu...

Polícia Militar divulga Boletim Unificado (BU) sobre possível Roubo de Combustível em Ônibus Escolar de Água Doce do Norte

Foi divulgado na tarde de segunda-feira (01) pela Polícia Militar de Água Doce do Norte o...

Deputado condena demissões de funcionários da Findes

Deputado Envaldo dos AnjosNum momento em que todos...

Comércio de Nova Venécia poderá funcionar aos sábados de 08h ao meio dia

O prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana...

Leia também

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo nublado e baixa umidade do ar, nesta segunda-feira (28)

A região Centro-Oeste do país começa a semana apresentando condições para pancadas de chuva na faixa oeste entre Mato Grosso e Mato Grosso do...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste brasileiro registra chuva no leste da região, nesta segunda (28)

A previsão do tempo para o Nordeste brasileiro nesta segunda-feira (28) não apresenta grandes mudanças em relação aos últimos dias. A chuva se restringe...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte do país tem previsão de chuva, nesta segunda-feira (28)

Na região Norte do país, durante a última semana de setembro, o calor e a umidade mantém a condição para pancadas de chuva com...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo quente e seco, nesta segunda-feira (28)

O tempo quente e seco predomina na região Sudeste do país, nesta segunda-feira (21), em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito...