Equipamento desenvolvido pela Aeronáutica identifica novo coronavírus no ar

MD_INTERNET_20200603_NOT01_F03.jpeg

O Lavac, uma das inovações da Aeronáutica, facilita a higienização das mãos em locais públicos, prevenindo a contaminação e disseminação do novo coronavírus.
– Foto:
Divulgação Aeronáutica

Na busca pelos melhores recursos científicos para serem usados contra a Covid-19, a corrida contra o tempo é fator decisivo e de extrema importância. Um dos resultados do trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB) nesse sentido é o equipamento que identifica a presença do coronavírus no ar. A inovação, que deve ser finalizada em sete semanas, é desenvolvida nos laboratórios do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Ita). A universidade pública localizada em São José dos Campos, São Paulo, é subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O novo aparelho foi projetado a partir de tecnologia usada em equipamento que monitora nuvens radiológicas e detecta se há radiação na área. Com essa inovação será possível monitorar áreas de 50 metros quadrados e indicar possíveis riscos de contaminação do vírus nesses espaços. O protótipo da invenção ainda não recebeu nome, mas está em construção.

Essa não é a primeira ação do ITA para auxiliar no enfrentamento à pandemia. A universidade colocou conhecimentos acumulados ao longo de décadas à disposição da sociedade brasileira. Por intermédio de seu Centro de Competência em Manufatura (CCM), a instituição de ensino superior disponibilizou um guia de fabricação de equipamento de proteção individual baseado em normas e regulamentações. O manual traz informações relevantes, tanto para quem precisa quanto para quem quer contribuir com a fabricação e a doação dos equipamentos O guia traz regulamentação e dicas de processo de impressão 3D.

Peças para respiradores

O CCM do Ita atualmente produz máscaras de proteção, com impressoras 3D e injeção, em parceria com empresas. Além disso, confecciona peças para respiradores a serem utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

As peças feitas para os respiradores do Hospital da Aeronáutica de São José do Campos foram feitas e testadas com sucesso

“As peças feitas para os respiradores do Hospital da Aeronáutica de São José do Campos foram feitas e testadas com sucesso. Estamos, agora, fazendo testes com peças confeccionadas tanto em nylon quanto em aço para as válvulas que quebraram do Hospital Ipiranga, em São Paulo”, informa o professor Carlos César Aparecido Eguti, da área de mecatrônica do CCM. Ele adianta que “os testes foram bem sucedidos, e continuaremos executando a produção”.

Lavatório portátil

A Divisão de Engenharia Civil desenvolveu o Lavatório Autônomo de uso Compartilhado, batizado de Lavac. A iniciativa facilita a higienização das mãos em locais públicos, prevenindo a contaminação e disseminação do novo coronavírus.

O projeto surgiu a partir da demanda do Pró-Reitor de Administração do Ita, coronel Luiz dos Santos Alves, que vislumbrou o uso de lavatórios móveis na volta às aulas presenciais do Instituto, ainda sem data definida. O protótipo do Lavac foi utilizado na cerimônia de celebração dos 70 anos de criação do Instituto, no mês de maio.

O projeto do lavatório foi executado pelo engenheiro Rodolfo Belasco, técnico da Divisão, e pela tenente engenheira Dafne de Brito, instrutora do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, sob coordenação da capitão engenheiro Mayara Murça, que é chefe da Divisão.

O lavatório portátil foi idealizado para locais com pouca ou nenhuma infraestrutura permanente. Não precisa estar conectado a qualquer equipamento ou fonte de energia. O aparelho ainda possui estrutura compacta sob rodas, que facilita o transporte.

As facilidades são muitas: o acionamento da torneira por pedal evita o uso da mão no equipamento, além de reduzir o consumo de água. O dispenser de sabão também possui alavanca, podendo ser acionado com o cotovelo. O protótipo pode ser usado por quatro usuários simultaneamente e tem capacidade para ser acionado 600 vezes.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Ita, embora o projeto tenha surgido para prevenir a contaminação no Ita, a iniciativa pode ser levada para as demais organizações militares do campus e para a sociedade em geral. Como as aplicações do Lavac no âmbito do Comando da Aeronáutica não se limitam à higienização, o lavatório pode servir de suporte no ambiente operacional em exercícios de campanha ou missões de conflito.

A intenção também é dar continuidade ao projeto. A ideia da Instituição é estudar tecnologias para criar um sistema de reuso da água, de forma a aumentar a capacidade do lavatório projetado inicialmente.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (Comae), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do Governo Federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Leia mais

Itamaraty já auxiliou no retorno de cerca de 15.500 brasileiros

As ações de retorno acontecem com o apoio das Embaixadas e Consulados – Foto: ...

3ª Edição do Festival de Cinema de Santa Teresa será exibida no Youtube

A 3ª Edição do Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta) vai exibir, ao longo de três dias, 36 curtas-metragens de 14...

Galeria Homero Massena promove atualização de dados de artistas que já expuseram no espaço

A Galeria Homero Massena (GHM) está com uma pesquisa aberta para atualizar os dados de artistas...

Leia também

INDICADORES: Café sofre elevação no preço nesta sexta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (25) com alta de 0,34% no preço e é vendida a R$ 536,31...

Nova Lei do Gás tende a baratear custos de produção para a indústria capixaba

Na vanguarda da modernização do mercado de gás natural, o Espírito Santo pode se beneficiar ainda mais com aprovação da Nova Lei do Gás...

Trabalhador morre após ser atingido por pedras de granito no Norte do Espírito Santo

Um trabalhador morreu atingido por uma pedra granito, na manhã desta quarta-feira (24), em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O corpo foi encaminhado...

TSE determina volta de prefeito de Conceição da Barra ao cargo

O Ministro Alexandre de Moraes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta quarta-feira (23), o retorno do prefeito Francisco Vervloet (PSDB), de...