Equador divulga resultados finais da eleição presidencial. Segundo turno será entre Arauz e Lasso


Com 100% dos votos apurados, o Conselho Nacional Eleitoral do Equador proclamou o resultado final da eleição presidencial. Os candidatos Andrés Arauz (progressista) e Guillermo Lasso (da direita neoliberal) se enfrentarão no segundo turno, que será disputado no próximo dia 11 de abril.

De acordo com os resultados publicados, Arauz, da coalizão União pela Esperança, que congrega as forças progressistas e conta com o apoio do ex-presidente Rafael Correa, obteve 3.032.906 votos, 32,72% do total, tornando-se o vencedor do primeiro turno, enquanto Lasso, do movimento Criando Oportunidades em aliança com o Partido Social Cristão (PSC), alcançou 19,74%, com 1.829.378 votos. 

Em terceiro lugar, bem próximo do segundo, ficou Yaku Pérez, do partido indígena Pachakutik, com 1.796.542 votos (apenas 32.836 votos a menos que Lasso), 19,38% do total, informa a RT.

Andrés Arauz, candidato das forças progressistas do Equador, venceu o primeiro turno e disputará o segundo contra o neoliberal Guillermo Lasso

Andrés Arauz, candidato das forças progressistas do Equador, venceu o primeiro turno e disputará o segundo contra o neoliberal Guillermo Lasso (Foto: Twitter/Andrés Arauz)

Leia mais

Leia também