ENTREVISTA (1): Dubladora da Princesa Leia, Mabel Cezar fala sobre a carreira

Olá, eu sou a Sara Rodrigues, e no Agência Entrevista de hoje eu vou bater um papo com a dubladora de personagens muito conhecidas aqui no Brasil. Mabel Cezar é a voz brasileira da Princesa Leia, de Star Wars, Jessie, de Toy Story, e da Minnie Mouse. Este programa está dividido em dois blocos. Esse é o bloco um.

Mabel, é muito bom recebê-la em nosso programa. Para começar, gostaria de saber de onde surgiu essa ideia de ser dubladora. Alguém disse que sua voz era boa para isso ou foi um sonho de infância?

“Quando eu era pequena, eu queria ser artista, mas nunca deu. Meus pais não tinham condição de me levar ou de fazer curso. E essa história ficou escondidinha e guardadinha no meu coração. Quando eu estava amamentando minha filha mais velha, que hoje tem 23 anos, eu vi um anúncio de curso de dublagem no jornal. Pedi para minha mãe ficar com minha filha, depois que eu amamentei, e fui fazer uma aula experimental de curso de dublagem. E ao fazer a aula, eu vi que queria aquilo para mim. Vi que era natural, dublar é natural pra mim. E eu queria fazer aquilo da vida. E eu continuei a fazer o curso enquanto estava de licença-maternidade. E então descobri que precisava ser atriz, para ser dubladora. Porque a dublagem é só uma vertente do trabalho de atriz.”

Como funciona? Você faz aulas de teatro, vai ao fonoaudiólogo? Qual é o tipo de preparação?

“Eu não paro nunca. Eu acho que isso é do trabalho do ator, o ator tem isso. Como a gente trabalha com a emoção e com o ser humano, a gente não pode ficar estagnado. Se a gente fica estagnado, a gente não acompanha a evolução das coisas que estão acontecendo. E eu sinto que quanto mais eu me especializo, melhor atriz eu fico, melhor atriz eu me torno para todas as coisas que eu faço como atriz. Eu estou sempre me especializando. Fonoaudióloga é sempre. Faço exercícios da minha fono, de vez em quando volto ao consultório. Faço teatro, especializações de corpo, de técnicas novas de ator. Eu não paro.”

Mabel, você atua como dubladora, mas você também ensina pessoas que desejam seguir essa profissão. Que tipo de curso você dá?

“A empresa sou eu e a Rayani Immediato, que é minha sócia, minha esposa, que é dubladora e é tradutora para dublagem. Através da SBD, a gente dá os nossos cursos. Eu tenho curso de dublagem, vai ter curso de locução muito em breve, vai ter curso de comunicação muito em breve. Tem tradução para dublagem online.”

Esse foi o primeiro bloco do Agência Entrevista com a dubladora Mabel Cezar. Voltamos já!

Leia mais

Brasil tem mais de 100 mil brasileiros recuperados da Covid-19

Ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, participa da 73ª Assembleia Geral da Saúde. – Foto: ...

Aulas presenciais na rede municipal em Barra de São Francisco só em 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco irá publicar nova portaria parâmetros para aulas na rede municipal devido a pandemia do...

Governo anuncia a prorrogação do Auxílio Emergencial por dois meses

Juliana de Andrade Milano está desempregada, mora só com filho de 4 anos, e diz que ficou muito...

Leia também

Vereador do PT perde a eleição e tenta reduzir salários na Câmara

O vereador José Valdeci (PT), depois de oito...

EDP alerta: 50 mil famílias podem perder o desconto da Tarifa Social

Tarifa Social de Energia Elétrica: EDP orienta sobre o desconto Um levantamento aponta que cerca de 50 mil famílias podem perder o benefício por...

Espírito Santo tem 30 mil testes de Covid-19 que vencem em dezembro; Sesa diz que todos serão usados antes

  Espírito Santo tem em estoque aproximadamente 30 mil testes para Covid-19 com data de vencimento de 19 de dezembro — Foto: Divulgação/Sesa O Espírito Santo...

Bolsonaro convida Meneguelli para almoço em Brasília

O Prefeito Sérgio Meneguelli irá almoçar com o Presidente da República Jair Bolsonaro na quarta-feira (2) da próxima semana, ao meio dia. A primeira...