Entretenimento cultural e prêmios em mostra capixaba

Filmes, apresentações musicais,  performances e diversos conteúdos serão opções de entretenimento gratuito do 2º MoV.Cidade (Mostra & Lab de Criatividade e Sustentabilidade Urbana de Vitória). Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento acontecerá online durante seis semanas em uma plataforma de streaming, chamada MOV ON, que será lançada para todo Brasil em setembro.

Para compor a programação do evento, está aberta até o dia 06 de julho uma Chamada Criativa que visa selecionar artistas do Espírito Santo e de todo país com produções que tratam de temas como corpo, música e cidade. Além das atrações selecionadas via chamada, a mostra vai contar com produção de conteúdo que versa sobre a relação das pessoas com os centros urbanos, sobretudo neste período de pandemia. Uma das atrações confirmadas é o César MC, revelação capixaba que ganhou destaque nacional com a música “Canção Infantil”. O MC criará uma playlist inédita que ficará disponível no site do evento.

Laboratório cultural para jovens capixabas

O MoV Lab, laboratório imersivo de produção de conteúdo para redes sociais, é uma das ações do MoV.Cidade destinada a jovens das periferias da Grande Vitória. A organização do evento fará a seleção de 20 jovens para terem acesso à aulas exclusivas ministradas em formato digital por grandes profissionais do mercado. Serão disponibilizados 5 módulos de conteúdo, com mais de 20 horas de aprendizado e vivência durante a realização do MoV.Cidade, entre os meses de setembro e outubro. Esses jovens terão ainda uma bolsa-auxílio para a prática dos novos conhecimentos.

Premiações para setor artístico

O MoV.Cidade é uma iniciativa da Caju Produções, que reinventou o evento com a oferta de prêmios que chegam ao valor total de R$ 80 mil. A adaptação do festival para o ambiente digital permitiu aos sócios e proprietários da Caju, Léo Alves e Tânia Silva, a possibilidade de destinar o recurso, anteriormente investido no evento físico, para profissionais do setor cultural.

A redistribuição dos recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura possibilitou transformar o valor em premiações e cachês para músicos, técnicos da cultura, cineastas, performers, jovens produtores de conteúdo e profissionais que tiveram a renda altamente afetada nesta pandemia.

“A Caju tem o objetivo de fomentar renda e emprego a esses profissionais na atual situação financeira prejudicada pela falta de eventos físicos. Adaptamos a realização das atividades culturais para o ambiente online, oferecemos entretenimento gratuito e ainda movimentamos a cena artística capixaba e nacional”, destacou Léo Alves.

Renda e emprego em meio à crise

O setor de eventos culturais vive uma crise sem precedentes em meio ao cenário de pandemia. Produtoras com projetos captados e patrocínios confirmados tentam se adaptar, evitar demissões e cancelamento de contratos.  A Caju reinventou estratégias de difusão e produção para provocar a ampliação de geração de renda, empregos e auxílio ao setor cultural. 

No formato físico, a previsão era de 89 contratações diretas. Com a adaptação para a realização na plataforma digital, esse número passa para uma estimativa de 250 profissionais. “Os recursos passam a ser destinados aos profissionais do audiovisual e do cenário artístico responsáveis pelas atrações, criação da plataforma, cineastas, designers e muitos outros”, completa Tânia Silva.

Inscrições abertas 

A chamada de artistas já está aberta para participação do 2º MoV.Cidade com inscrições pelo site www.movcidade.com.br. São convidados fazedores de arte capixabas e de todo Brasil que  pautam temas como mobilidade urbana; ocupação e esvaziamento de espaços públicos; novas tecnologias; economia criativa; processos participativos; protagonismo de comunidades; representatividade urbana; cidade e consumo; cidades humanas e inteligentes.. O 2º MoV.Cidade contará com sete categorias de premiação, sendo elas: Atrações Musicais, Filmes, Júri de Cinema, Performance, Collab Revista MoV, Laboratório Imersivo e Concurso de Vídeo Caseiro. 

Estão abertas, inicialmente, as inscrições para as cinco categorias: Atrações Musicais, Filmes, Júri de Cinema, Performance e Collab Revista MoV até o dia 06 de julho. Já as duas categorias de Laboratório Imersivo e Concurso de Vídeo Caseiro terão inscrições abertas no dia 20 de julho. Os detalhes sobre os prêmios, inscrições e categorias estão no edital disponível no site do evento.

O MoV.Cidade e o MoV Lab são é projetos patrocinados pela Vale S/A, Facebook do Brasil, Grupo Águia Branca e Smart Fit,  com realização da Caju Produções e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Leia mais

O RAPAZ QUE FOI EXPULSO DO VELÓRIO

O RAPAZ QUE FOI EXPULSO DO VELÓRIOAté completar os meus quinze anos eu não passava em rua onde houvesse velório. Caso andasse pela rua...

Deputados estaduais aprovam desconto em mensalidade escolar durante pandemia

As instituições educacionais capixabas, do ensino infantil ao...

Idosos de Boa Esperança serão vacinados em casa

A enfermeira Magaly Toscano, durante entrevista à Rádio Notícia FM ...

Aberta consulta pública sobre Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Contribuições podem ser feitas até o dia 30 de setembro. Foto: Banco de imagens O Ministério do Ambiente abriu para consulta pública o Plano Nacional de...

Leia também

Novo decreto uniformiza prazos de medidas para enfrentamento de emergências em Barra de São Francisco

DECRETO Nº 247 - DE 03 DE AGOSTO/2020: UNIFORMIZA OS PRAZOS E LIMITAÇÕES DAS MEDIDAS PARA ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA E DÁ OUTRAS...

Dono de ferro-velho encontra granada no meio de sucata e aciona a polícia no Espírito Santo

A Polícia Militar foi acionada pelo proprietário de um ferro-velho, localizado em Boa Vista I, em Vila Velha, na Grande Vitória, que relatou ter...

PRF apreende submetralhadora de fabricação caseira dentro de ônibus no Norte do ES

Armas e drogas estavam nas malas de três pessoas. Entre elas, uma adolescente de 16 anos. Por Luiz Zardini, G1 ES e TV Gazeta Uma submetralhadora...

Espírito Santo é o único estado do Sudeste com queda no número de mortes por Coronavírus

O Espírito Santo integra o grupo dos estados que estão apresentando queda no número de mortes da Covid-19, sendo o único da região Sudeste...