Enivaldo critica falta de opções de ônibus para Noroeste no período eleitoral

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) criticou, na manhã desta quarta-feira (11), a concessionária que explora o serviço de transporte de passageiros entre a região metropolitana de Vitória e a região Noroeste pela indisponibilidade de veículos comerciais, com preços de passagens menores, durante os próximos dias até domingo, quando se realizam as eleições municipais.

“É injustificável. Usuários dos serviços da empresa (Águia Branca) estão procurando comprar passagens e até domingo só existe disponibilidade de ônibus executivos, que custam 20% mais caros do que os ônibus comerciais. Eu quero fazer um apelo para que a empresa providencie urgente a disponibilização de horários comerciais, pois centenas de pessoas se deslocam nesse período para seus locais de votação”, disse Enivaldo.

O parlamentar encaminhou a denúncia aos órgãos de regulação de transporte coletivo de passageiros intraestadual e levou o assunto ao conhecimento também da própria diretoria da empresa responsável pelo serviço. Outra reclamação foi encaminhada à Justiça Eleitoral com o alerta de que a indisponibilidade de ônibus pode levar a atos infracionais relacionados ao transporte irregular de eleitores.

No caso específico de Barra de São Francisco, onde o deputado disputa a Prefeitura, Enivaldo disse que o intercâmbio com a Grande Vitória é elevado. “A legislação permite que o eleitor escolha como domicílio eleitoral a cidade com a qual tenha vínculos econômicos, familiares ou sentimentais. Tem muita gente de Barra de São Francisco, Águia Branca e Ecoporanga que mora na Grande Vitória, mas mantém o título de eleitor em sua cidade de origem, fazendo questão de votar. É uma oportunidade também de rever amigos e parentes”, justificou.

A maioria desses eleitores escolhe viajar na sexta-feira, passar o sábado com a família e no domingo votar. Mas para os dias 13 e 14 de novembro, o site da Viação Águia Branca somente disponibiliza quatro horários a partir do meio-dia de sexta (13), todos eles executivos, com passagens a R$ 104,12. No sábado (14), somente três horários e todos executivos. A passagem nos carros convencionais, com ar condicionado, custa R$ 86,22 mas não estão disponíveis.

Leia mais

Leia também