A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp-ES) divulgou nesta sexta-feira (15) como será o esquema que vai reforçar a segurança para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 que, após o adiamento por causa da pandemia do novo coronavírus, vai acontecer em quatro finais de semana de 2021.
Neste ano, a prova será aplicada de forma física e também virtual. No estado, 104.531 inscritos optaram pela aplicação física e 1.350 escolheram fazer o exame de forma virtual.
Para auxiliar no transporte e garantir a segurança dos locais de prova, 1.326 agentes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, além de 326 viaturas, vão reforçar o policiamento.
A aplicação das provas escritas acontecem neste domingo (17) e no próximo (24), em 251 locais de prova de 38 municípios. Já o Enem Digital, novidade para esta edição, vai acontecer nos domingos dos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e aplicado em 16 locais de prova nos municípios de Cariacica, Vitória, Vila Velha e em Cachoeiro de Itapemirim.
De acordo com a Sesp, a logística de transporte dos materiais será feita pelos Correios. Cerca de 80 carteiros vão distribuir 591 malotes de provas nas 251 escolas onde o exame será aplicado. O Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil também estarão disponíveis para prestar apoio, caso sejam solicitados.
Por causa da pandemia de Covid-19, foram adotadas protocolos sanitários específicos para aplicação das provas. Por exemplo, o candidato só poderá ter acesso ao local de aplicação das provas se tiver usando máscara e pode ser eliminado do exame se ficar sem a proteção dentro da sala.
De acordo com o levantamento da secretaria, 16 locais de provas foram mapeados como crítico para a possibilidade de aglomeração. Por causa disso, o Corpo de Bombeiros vai para esses pontos orientar os candidatos em relação às medidas de distanciamento social, uso de máscaras e prevenção à Covid-19.
- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
- Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
- Reaplicação: 23 e 24 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
- Resultados: a partir de 29 de março
