Encontro virtual debate Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres na macrorregião central

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas paras a Mulheres (SUBPM), promoveu, na última sexta-feira (09), o terceiro Encontro Virtual sobre o “Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, desta vez com a macrorregião central. O objetivo é mobilizar e sensibilizar os municípios sobre a importância da adesão ao Pacto.

O evento virtual ocorreu por meio da plataforma Zoom e faz parte de uma série de quatro encontros, com o intuito de debater com os municípios das quatro macrorregiões do Espírito Santo a importância da adesão ao Pacto Estadual. Os dois primeiros encontros foram realizados com as macrorregiões Metropolitana e sul.

A subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, foi uma das pessoas que conduziu o encontro. “A ideia de promover esse encontro é aproximar as discussões que, ao longo dos anos, vêm sendo empreendidas a respeito do enfrentamento à violência contra as mulheres. Nós compreendemos que o enfrentamento é necessário para pensarmos metodologias que, de fato, protejam, cuidem e garantam a segurança e a vida dessas mulheres”, disse.

Além da subsecretária, o encontro também foi conduzido pelas convidadas Andressa Souza, representante do Fórum de Mulheres do Espírito Santo na Câmara Técnica do Pacto; Viviane Laiber, representante do município de Vila Velha; Sandra Mara Pereira, coordenadora de estudos sociais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); e a gerente de Políticas para as Mulheres da SEDH, Bernadete Baltazar.

O próximo e último encontro será com a macrorregião norte, que ocorrerá na sexta-feira (16), também por meio da plataforma Zoom.

 

Sobre o Pacto

O Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres é um trabalho realizado pela Câmara Técnica do Pacto, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com prefeituras, Secretarias e órgãos públicos do Espírito Santo.

Elaborado em 2011 e atualizado em 2019, o Pacto é um documento que tem como atribuição a formulação de diretrizes e de políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres no Espírito Santo, estando em consonância com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

O objetivo principal do Pacto é prevenir, combater e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, construindo uma rede de atendimento articulada e de garantia de direitos.

Confira aqui o documento na íntegra.

 

Municípios que aderiram ao Pacto:

Atualmente, 36 municípios assinaram o Acordo de Cooperação Técnica. 

Para aderirem ao Pacto, os municípios devem assinar o Acordo de Cooperação Técnica, que constitui um instrumento de formalização e celebração do compromisso entre o Estado e os municípios para a execução das ações do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Ao aderirem, os municípios se comprometem com a execução de ações cooperadas e solidárias, visando à consolidação do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

 

Leia mais

Liberação de crédito emergencial no Banestes atinge marca de R$ 179,8 milhões

A liberação de crédito emergencial no Banestes permanece...

Coronavírus: empresas de granito ignoram o perigo e continuam a todo vapor

Empresas de granito parecem ignorar o momento que vive o país em relação ao coronavírus. Enquanto escolas estão fechadas e a grande maioria das pessoas...

ES: aprovado projeto que garante teste gratuito para Covid-19 aos doadores de sangue

O projeto do deputado Sergio Majeski (PSB) que garante gratuidade do teste de Covid-19 aos doadores de sangue está aprovado na Assembleia Legislativa. Na...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo predominantemente aberto, neste domingo (2)

Previsão de tempo aberto na região Sudeste do país, neste domingo (2), em grande parte de São Paulo, em Minas Gerais e no Rio...

Leia também