Encontro debate utilização de instrumentos urbanos ambientais nas cidades brasileiras

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e a Agência Alemã de Cooperação Internacional, a GIZ, promoveram um encontro virtual para debater a utilização de instrumentos urbanos ambientais nas cidades brasileiras. 

A experiência do sistema de áreas verdes realizada pela cidade de Anápolis, em Goiás, foi um dos temas abordados no evento. As atividades contaram com a participação de representantes dos governos do Brasil e da Alemanha, de gestores municipais e de instituições que atuam com projetos de sustentabilidade. 

Nathan de Oliveira, analista de infraestrutura do MDR, fez um balanço positivo das discussões.

“O evento hoje marca uma transição da primeira etapa e da segunda etapa de participação dos municípios no projeto ANDUS, que é uma iniciativa do governo brasileiro junto com o governo alemão, do lado brasileiro, nós, do MDR, do lado alemão a GIZ, e os debates hoje ocorreram em volta das soluções baseadas na natureza e recursos sistêmicos. Ou seja, soluções ambientais e essa integração com o planejamento urbano para promover um desenvolvimento sustentável das cidades”.

Anápolis está entre os seis municípios brasileiros que participam do projeto-piloto do MDR e da GIZ que oferece mentoria e capacitação em desenvolvimento urbano sustentável. 

Além do município goiano, Campina Grande, na Paraíba, Eusébio e Fortaleza, no Ceará, Hortolândia, em São Paulo, e Tomé-Açu, no Pará, fazem parte do projeto-piloto. Em breve, outras nove cidades e um consórcio formado por 11 municípios paulistas também passarão a integrar a iniciativa.

Para saber mais sobre o assunto, acesse mdr.gov.br

Foto: Reprodução/MDRFoto: Reprodução/MDR


Leia mais

Leia também